Dicas para manter o cabelo bonito e hidratado no inverno.

Dicas da Maia. Josi Maia Fala comigo Brasil!

Hoje eu vim contar como vocês podem evitar o ressecamento, a falta de brilho e fios quebradiços na época mais fria do ano.

E bota frio nisso!

cabelo no inverno.gif

O inverno é a época do ano em que as opiniões estão mais divididas.

Alguns amam o frio e se sentem bem… Eu sou dessas que ama o frio. E você?

Já outras pessoas sofrem e desejam que ele acabe logo.

Normalmente, o segundo caso acontece com maior frequência em nós, mulheres, que além de termos que enfrentar o frio, ainda sofremos com alguns efeitos desagradáveis que as baixas temperaturas podem provocar.

Um desses efeitos é o ressecamento do cabelo, que pode causar pouco brilho e até mesmo fios quebradiços.

Tudo isso pode ajudar a diminuir a autoestima e principalmente, causar um efeito estético desagradável, que cria uma verdadeira situação de terror pra nós.

Apesar de tudo isso, hoje a ideia é contar como você pode proteger o seu cabelo das temperaturas mais baixas, fazendo com que o frio seja mais tolerável ou até mesmo que você passe a gostar mais do temível inverno.

Ficou interessada? Então fica comigo até o final do post!

Sem mais delongas, bora lá!

 

Dicas para manter o cabelo bonito e hidratado no inverno.

DICAS:

Cuidado com a temperatura da água na hora do banho.

DICAS PARA CABELOS

Pra nós que moramos no Brasil, é bem difícil que as baixas temperaturas sejam o suficiente para ressecar os cabelos, apesar disso acontecer nas regiões mais frias e em algumas pessoas, normalmente existem outros fatores que corroboram para o ressecamento e outros sintomas.

Um dos principais fatores é a temperatura da água na hora do banho.

No frio, tomar um banho bem quente é excelente.

A sensação de conforto e relaxamento são maravilhosas, mas podem haver prejuízos para o cabelo e até mesmo para a pele.

De maneira simplificada, a água “pelando” ajuda a remover a oleosidade natural dos fios, fazendo com que o couro cabeludo tenha que produzir mais óleo. O resultado final é o cabelo com aspecto opaco e áspero.

A solução para este problema? Muito simples.

Basta tomar banho em uma temperatura morna ou até mesmo fria para eliminar completamente os riscos.

Eu sempre lavo meu cabelo na água fria, tanto no salão quanto em casa. E como não consigo tomar banho frio, lavo o cabelo separadamente.

Outra medida é utilizar uma touca de banho para os momentos em que a água quente for indispensável.

Lembre-se de que os efeitos do ressecamento podem acontecer logo após a primeira lavagem ou de maneira gradativa.

Normalmente, durante a primeira semana do inverno — e após vários banhos com alta temperatura — já é possível perceber os efeitos nos fios e no couro cabeludo, em casos extremos, a queda de cabelo pode acontecer.

Outro fato importante de ser mencionado é que a água quente em algumas pessoas pode provocar alergia ou até mesmo dermatites (que podem ou não atingir o couro cabeludo) e outras condições desagradáveis — portanto, respeite os sinais do seu corpo e evite grandes problemas.

 

Hidrate seu cabelo com mais frequência…

dica de cabelo.jpg

Como no inverno a água quente é quase que indispensável, assim como o uso do secador (que quase sempre se torna mais comum), não existe outra solução a não ser a hidratação mais frequente.

Lá no Instagram eu sempre mostro pra vocês os produtinhos que estou usando, tanto para hidratação, quanto para nutrição ou restauração, entre outras dicas de beleza. Se você ainda não me segue por lá, corre pra lá pra não perder as dicas diárias.

Mas continuando… O segredo nesta etapa é não exagerar, uma vez que repetidas hidratações podem causar o efeito contrário ao esperado e até mesmo potencializar o ressecamento e os fios quebradiços.

Se você não segue um cronograma capilar, faça pelo menos uma hidratação semanal.

E se você não tem ideia do que seja esse cronograma, comente aqui no post pra eu trazer pra vocês como descobrir o que seu cabelo precisa, como montar seu cronograma e outras diquinhas.

 

Utilize óleos finalizadores

dicas da maia.jpg

Hoje é extremamente comum a utilização dos óleos finalizadores, que ajudam a dar brilho e a tratar fios ressecados, com aspecto opaco, pouco movimento e até mesmo quebradiços.

Uma das funções desses óleos é nutrir os cabelos e criar uma espécie de “película protetora” que protege contra agentes externos, como poeira, poluição, sujeira e até mesmo a temperatura, que aqui, é o foco principal.

Utilizar um óleo uma ou duas vezes na semana também pode trazer bons resultados.

Entretanto, não se esqueça de escolher o produto correto para seu tipo de cabelo, procedimento químico – caso faça algum – e de avaliar os efeitos de acordo com sua hidratação.

O excesso também pode causar efeitos indesejáveis como deixar o cabelo pesado, oleoso, com aspecto de sujo, além de potencializar ainda mais o ressecamento e o frizz.

Em algumas situações, os óleos finalizadores podem ser utilizados em conjunto de outros tratamentos essenciais para o couro cabeludo.

Mas não abuse e, se possível, procure um cabeleireiro para te orientar em como seguir uma melhor rotina para seus cuidados diários.

 

 

Utilize um shampoo hidratante e / ou um protetor térmico…

dica para cabelos hidratados.jpg

Para simplificar ainda mais sua vida, você pode optar pela utilização de um shampoo hidratante no momento dos banhos quentes.

Não se esqueça que, ao utilizar esta opção, suas hidratações semanais devem diminuir.

Apesar de muitas vezes não causarem os melhores resultados, um shampoo hidratante pode ser uma boa “ferramenta” nesses momentos em que uma leve hidratação é necessária.

Outra dica é a utilização de protetores térmicos para quem está abusando do secador ou está precisando fazer chapinha ou outros procedimentos de alta temperatura nos cabelos durante o inverno.

Eles não custam muito caro e hoje é possível comprar bons produtos na faixa de R$ 20,00.

E você não precisa, efetivamente, comprar todos esses produtos e utilizá-los de uma única vez. O ideal é fazer o teste e uso aos poucos ,e observar, para entender a necessidade do seu cabelo.

Lembre-se que o excesso também pode causar efeitos negativos no visual e na saúde dos fios.

Então amiga, se possível, durante o inverno principalmente, mantenha seu cronograma capilar, ou pelo menos uma hidratação semanal, utilize um protetor térmico caso esteja utilizando o secador com frequência e um óleo finalizador.

Isso já é o suficiente para fugir dos efeitos do inverno. E vale para as meninas e meninos também, “turubom”.

Essas foram as dicas de hoje e espero que tenham gostado.

Se você gosta de dicas de cabelo vou deixar mais dois posts logo abaixo:

 

Mega Hair estraga o Cabelo?

Meu cabelo não cresce! O que fazer?

 

Me contem aqui nos comentários o que vocês acharam, o que mais gostaram, se tem dúvidas ou alguma dica que eu não citei… E claro, compartilhem essas dicas com as amigas. Elas, com certeza, vão te agradecer.

Fico por aqui e vejo vocês na próxima segunda com mais Dicas da Maia. Dicas da Maia. Josi Maia

Vamos conversar? Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s