Resenha de Progressiva e Dicas sobre o uso do Formol.

josi Fala comigo Brasillll!

Hoje é dia de resenha e eu vou contar tudo sobre esse produto da Bio Extratus para alisar os cabelos, além de claro, deixar umas dicas preciosas para sua saúde relacionadas ao uso de progressivas com formol.

Já estou usando o Kit de Tratamento Disciplinador pela terceira vez e agora dá pra falar com propriedade.

Bora lá!

PROGRESSIVA AMINOÁCIDOS

Como fiquei sabendo dessa “Progressiva menos agressiva”?

Conheci através da Revista Fúcsia Cabelos, que recebi junto com um lindo Kit pra cabelos, ao visitar a BioExtratus para realizar um trabalho de Teatro com a minha Cia.

KIT TRATAMENTO BIO EXTRATUS PRESENTE.jpg

Como sempre, li toda a revista no dia mesmo, pois amo conhecer produtinhos novos pra testar e deixar o cabelo “MARA GOLD DIAMOND”.

Na revista tinha uma matéria falando sobre esse produto e eu comprei pra testar.

Estou amando... Estou amando... Estou amando... Estou amando... Estou amando... Estou amando... Amei o resultado! Estou amando... Estou amando... Estou amando... Estou amando... Estou amando... Estou amando...

Chamo de Progressiva porque faz o mesmo efeito de uma: reduz o volume e alisa o cabelo, porém, por não conter em sua fórmula, ácido glioxílico nem formol, é mais seguro e menos agressivo para a nossa saúde e para a saúde dos nossos fios.

SEM FORMOL.jpg

Sobre o produto…

Para quem gosta dos cabelos lisos, com aspecto natural, saudáveis, hidratados e com um produtinho que não é testado em animais… esse é o produto indicado, de acordo com a minha experiência, que foi super positiva.

ANTES DA PROGRESSIVA
Antes da Progressiva
DEPOIS DA PROGRESSIVA
Depois da Progressiva

De acordo com as informações na revista e na embalagem, o alisamento é progressivo, o que é fato, pois estou usando pela terceira vez e pude perceber a facilidade para alisar os cabelos, na segunda e agora na terceira aplicação.

Notei também que ele ficou mais natural e hidratado do que na última aplicação e meus cabelos são bem crespos, cacheados, volumosos, secos, rebeldes… uma mistura de todos os tipos de cabelo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Kit contém:

1 Shampoo Pré Tratamento (que é tipo um anti-resíduo) – 50 ml

1 Redutor de Volume (que é que vai disciplinar o cabelo) – 110 ml

1 Finalizador Termoprotetor – 50 ml

                                           Estou amando... O que eu estou amando? Estou amando...

Você consegue fazer em casa sozinha e sem riscos (contanto que siga as instruções), porém, se o seu cabelo dá muito trabalho, chame uma amiga para ajudar ou uma profissional que trabalha atendendo em casa. Ela vai te cobrar apenas a mão de obra. Sai mais barato pra você que quer fazer uma economia. dinheiro

Fórmula aprovada pela ANVISA. .Ok. (2)

O efeito é MARAVILHOSO e o seu cabelo fica parecendo liso natural. Nunca estive tão bem com meus cabelos e minha auto-estima.

AUTOESTIMA[1].jpg

O desbotamento é muuuito menor do que em uma progressiva comum, o que é ótimo para quem pinta o cabelo, faz mechas ou luzes.

PROGRESSIVA PRA QUEM PINTA CABELO....jpg

Ah! E quem tem cabelos alisados, tingidos e relaxados, pode usar o Kit Disciplinador.

Na embalagem tem o passo a passo de modo bem claro e prático, além de um folheto informativo e bem objetivo que vem junto com produtinhos.

Segue aqui o passo a passo extraído da Revista Fúcsia, organizado pela HairStylist Neiva Pena:

PASSO A PASSO

PASSO A PASSO.

.PASSO A PASSO.

PASSOAPASSO

Não estou amando tanto assim... O que eu não estou amando tanto? Não estou amando tanto assim...

Money Tamanho do produto X Preço – Sempre queremos o melhor pelo menor preço. Comprei o menor tamanho para testar por R$ 60,00 e continuei comprando essa mesma embalagem menor de 110 ml/50 ml/ 50 ml. E eu também não sabia que eu conseguiria comprar o de 500 ml por R$ 280,00, que vale muito mais a pena. Agora já sei e recomendo pra quem já testou e gostou, claro.

Um Kit para meu tipo de cabelo, que é longo e extremamente volumoso, dá pra usar uma vez e sobra um pouco menos da metade para usar de novo. E como o resultado é progressivo e o volume vai realmente reduzindo, o meu segundo kit sobrou um pouquinho mais da metade; e para aplicar a terceira vez, não precisei comprar.

O efeito maravilhoso da primeira aplicação não dura de 2 a 3 meses como falado na embalagem e na matéria, pelo menos, não no meu cabelo. Dura 1 mês. No máximo, 1 mês e meio. Depois ele fica sim, com menos volume, mas o efeito liso maravilhoso fica bem reduzido. Uma progressiva comum e sem formol em meu cabelo, dura em média 2 meses.

Onde você pode comprar?

Perguntinhas

Farmácias on-line, Lojas físicas, sites de venda como Mercado Livre, Americanas, Beleza na Web, entre outros.

Entrega rápida

Eu comprei no Mercado Livre e a entrega foi super rápida. A desvantagem é que você tem que pagar o frete, mas se já for cliente no Mercado Livre, costuma ter uns benefícios de frete grátis. Aí super vale a pena. Depois farei um post falando sobre o Mercado Livre e como conquistar alguns benefícios no site.

Dicas da Maia:

Teste de mecha – Aconselho não só para este produto, mas para todos os produtinhos que forem usar. Façam sempre um teste antes pra saber se o seu cabelo está preparado para receber o tratamento e também porque o resultado pode ser desastroso se te causar uma alergia.

MECHA.jpg

Falo isso porque já tive muita falta de ar e quase sufoquei em um salão por falta de teste antes e porque a profissional usou formol em excesso sem me comunicar.

Já fica também um alerta: Ao realizarem qualquer tipo de tratamento em Salão de Beleza, peçam para ver o produto que está sendo utilizado e verifiquem se possui aprovação pela Anvisa.

Salão de Beleza e os Produtos

Não usem formol! Formol não é aprovado pela Anvisa para alisamento, apenas em quantidade máxima de 0,2 % para conservação do produto, por ser prejudicial à saúde.

Você sabe pra que serve o formol e onde é ele é utilizado?

Tenho que pagar... Socorro.

Na preservação de cadáveres, tecidos e peças anatômicas, além de ser usado para a limpeza de equipamentos.

Tem certeza que quer usar isso em você?

Pode prejudicar não só a saúde do seu cabelo, uma vez que causa queda, como também sua saúde por ser cancerígeno, causar irritação na pele (vermelhidão, dor e queimaduras), sua inalação pode causar câncer no aparelho respiratório, dor de garganta, irritação no nariz, diminuição da frequência respiratória, sensibilização do trato respiratório podendo levar ao edema pulmonar e pneumonia.

Acha que está lendo o post errado?

Hummmm.png

De repente sobre tabagismo? Não.

Esse é um post de beleza e saúde. Mas saiba que os malefícios causados pelo cigarro também são causados pela escova progressiva com formol.

cigarro x progressiva.jpg

A exposição prolongada ao formol pode causar ainda hipersensibilidade, reações alérgicas, debilitação da visão e aumento do fígado.

Tem certeza que quer tudo isso pra sua vida?

Eu tenho certeza que temos mais opções para ficarmos bonitas, felizes com nossa aparência sem trocar a beleza e a auto-estima por uma grave doença. Ou várias.

Uma curiosidade e uma reflexão:

O formol está presente na fumaça expelida pelo cigarro e aspirada por fumantes ativos e passivos, normalmente numa concentração de 60 a 130 mg/cm³.

De acordo com a concentração de formol em sua progressiva, você pode estar fumando de 1 a 20 cigarros por dia… Você escolhe!

E se você fuma e é adepta à progressiva com formol, está ingerindo quantidades absurdas e prejudicando declaradamente sua saúde.

Progressiva X Cigarro

Como identificar nas embalagens, o formol mascarado suas variações ou produtos quem contém formol em sua fórmula e fazem parte da composição do produto que vai comprar:

como saber.png

Formol mascarado:

Methanal (Metanal)

Óxido de Metileno

Oxymethylene (Oximetileno)

Methylaldehyde (Metil aldeído)

Oxomethane (Oximetano)

Formalina (Formalin)

Aldeído Fórmico

Methylene Glycol

Ácido Gioxílico

 

Produtos que contém formol:

BFV

Fannoform

Formalith

Fyde

Ivalon

Karsan

Lysoform

 

Trechos abaixo retirado do site da Anvisa – http://portal.anvisa.gov.br/alisantes

ANVISA.png

“Os alisantes são produtos que alisam, relaxam, amaciam e reduzem o volume dos cabelos, de maneira mais ou menos duradoura. Estes produtos possuem substâncias que são irritantes para a pele e, se utilizados inadequadamente, podem causar queimaduras graves no couro cabelo, quebra dos fios e queda dos cabelos.

Todos os alisantes, inclusive os importados, devem obrigatoriamente ser registrados na Anvisa, pois podem possuir substâncias proibidas, de uso restrito e em condições e concentrações inadequadas, que podem ser nocivas. Existem substâncias ativas específicas com propriedades alisantes como ácido tioglicólico, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio, hidróxido de guanidina permitidas pela legislação. Substâncias como formol e glutaraldeído NÃO são permitidos como alisantes. Por isso, antes de alisar os cabelos, verifique na própria embalagem se o produto a ser utilizado está registrado na Anvisa. Produtos Isentos de Registro, que são regularizados por meio de comunicação prévia à Anvisa, não podem ser indicados para alisamento capilar.

Os cosméticos registrados na Anvisa devem obrigatoriamente estampar, na embalagem externa, o número de registro ou o número de processo. O número de registro começa pelo número 2 e terá 9 ou 13 dígitos (exemplo: 2.3456.9409 ou 2.3456.9409-0001), o número de processo começa pelo número 2 e terá 15 ou 17 dígitos (exemplo 25351.111111/2016-11 ou 25000.225577/96-66).

Antes de usar o produto, é importante ler e seguir as instruções de uso do produto e ler atentamente as precauções de uso e advertências que constam na embalagem.”

Formol/ Formaldeído:

O formol possui uso permitido em cosméticos nas funções de conservante (limite máximo de uso permitido 0,2% – Resolução 162/01) e como agente endurecedor de unhas (limite máximo de uso permitido 5% – Resolução 215/05). O uso do formol com a finalidade de alisar os cabelos não é permitido na legislação sanitária.

O uso do formol com função diferente das citadas e em limites acima dos permitidos pode causar danos à saúde.

Todos os produtos registrados pela Anvisa que possuem o formol na sua composição são seguros e estão de acordo com o estabelecido na legislação sanitária vigente.

Quando o produto não é registrado na Anvisa, sua composição não foi avaliada, e pode conter substâncias proibidas ou de uso restrito, em condições e concentrações inadequadas ou não permitidas, acarretando riscos à saúde da população.

O consumidor que encontrar irregularidades poderá entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal, Estadual ou com a Anvisa.

O uso indevido do formol é considerado crime hediondo pela legislação brasileira, de acordo com o art.273 do Código Penal. Quem acrescentar formol ou qualquer substância a produto acabado, pronto para uso, pode ser preso por até 15 anos, sem direito a fiança.”

Fontes: Revista Fúcsia Cabelos, Site da Anvisa, Jornal Gazeta do Povo, Blog Ecosmetic, Blog Juro Valendo, além da minha pesquisa com profissionais de salão, internet e o uso do produto por 3 meses.

E pra quem gosta de resenha de produtinhos, fiz aqui no Blog falando sobre o Protetor Solar Clarify da Vichy e está cheinho de dicas sobre o uso do Protetor Solar. É só clicar AQUI e conferir a resenha! E se quiser saber ainda mais sobre Protetor Solar, clique AQUI e nunca mais se engane ao comprar seu Protetor!

VICHY CLARIFY

Bom, é isso Brasil… Por hoje encerro nosso post e nos vemos na próxima segunda com mais Dicas da Maia.

Ficou com alguma dúvida?

Deixe aqui nos comentários que te respondo em breve!

josi

 

69 comentários

  1. Amo BioExtratus, meu cabelo fica super macio!!! Faz um bom tempo que já deixei a progressiva, na verdade eu fazia levemente para soltar os cachos, mas nessa época era tudo no formol mesmo. A gente não tinha todas essas informações e nem esse cuidado que hoje a Anvisa tem em aprovar os produtos. Gostei do post, super esclarecedor.
    Bjussssss

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito bom sua pesquisa sobre os produtos, é muito bom você mostrar o por que de não se usar progressivas com formol e apresentar as marcas que ainda apresentam formulação com risco a saúde. Beijos

    Curtir

  3. Muito bom o seu post, bem completo.
    Quando fiz minha primeira progressiva nem sabia desse tal de formol, depois que comecei a prestar atenção e tomar cuidado.
    Não vale a pena colocar a saúde em risco só pra ter o cabelo lisinho

    Curtido por 1 pessoa

  4. Josi, mais um post maravilhoso, útil e muito completo. Vai ajudar muita gente com certeza. Amei a “progressiva” natural no seu cabelo. Ficou muito lindo mesmo e você com uma carinha bem feliz. Super importante a menção quanto ao formol e todas as formas que elas são apresentadas. Infelizmente as empresas querem vender a qualquer custo e nossos órgãos de defesa são ainda frágeis. Temos nós que ficarmos atentas ao que consumimos para não prejudicar nossa saúde. Parabéns pelo post. Um beijão.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Quem bom que gostou Raquel!
      Eu fiquei realmente feliz com o resultado e louca pra divulgar sobre o uso do formol, porque muitas vezes somos enganadas e acho importante sabermos como nos prevenir de situações assim…
      Grande abraço!

      Curtir

  5. Ola. Não conhecia esse produto da bio extratus. Tem muitos no mercado com essa proposta de alinhamento dos fios sem ter formol. Eu tenho o cabelo liso mas meio frisado, gosto de testar produtos desse tipo. Obrigada pela dica.

    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pra quem precisa ou gosta de alisar os cabelos, super indico Taita… Eu estou adorando…Mas pra quem já tem os cabelos do jeitinho que gosta… bom mesmo é só uma boa hidratação… 🙂
      Grande abraço!

      Curtir

    1. Obrigada por passar por aqui e deixar seu comentário!!! Eu curti bastante o produto e recomendo pra quem quer alisar! Se quer manter os cachos não vale a pena mesmo não. Grande beijo!

      Curtir

    1. Oi Ângela! Sim sim… a BioExtratus, pelo menos esse produto que testei e pesquisei sobre, é bem seguro. Quando quiser testar, faça um teste de mecha e vai fundo! Grande beijo!

      Curtir

  6. O kit dá Bio Extratus é maravilhoso, gostei muito de conhecer os produtos. O resultado ficou muito bonito seus cabelos ficaram show, seu post muito bem explicando sobre o formol, bjs.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Telma!!! Que bom que foi sem formol porque realmente faz muito mal. Eu curti bastante esse produto! E o que é essa placa que você usa? Me conta aqui que eu fiquei curiosa. Grande beijo!

      Curtir

Vamos conversar? Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s