Fala comigo Brasil!
Quem não ama viajar?
Hoje é dia de dicas de viagem aqui no Blog e eu vou falar um pouquinho sobre a São João Del Rei, uma cidade que é uma verdadeira viagem no tempo.
E pra quem não sabe, essa é minha cidade Natal e pra onde viajo com frequência.
Bora conhecer um pouco da minha terrinha?
São João Del Rei
A cidade que nasceu no antigo Arraial Novo do Rio das Mortes, foi batizada em 1.713 com o nome São João Del Rei, em homenagem ao rei de Portugal, Dom João V.
Berço de muita história, arte e cultura, a cidade ainda conserva boa parte de sua arquitetura barroca que remete ao estilo colonial da época da exploração do ouro.
Suas belezas antigas se misturam à modernidade e urbanização, mas a cidade não perdeu seu charme.
O Centro Histórico é repleto de pontes, casas, comércios e barzinhos com estilo barroco e paisagens belíssimas. Ideal pra quem gosta de uma boa caminhada e de tirar fotos lindas.
Nada melhor do que curtir o cair da tarde, tomando um suco ou uma cerveja bem gelada no Largo São Francisco, com um vista para belas palmeiras do século XIX e admirando uma das Igrejas mais belas da cidade (em minha opinião), a Igreja São Francisco.
Ou conhecer e acompanhar uma das procissões mais antigas, como a Procissão do Enterro, escutando a belíssima voz de Verônica e assistindo a encenações da Paixão de Cristo.
Inclusive, registrei um pouco da Semana Santa esse ano de 2022 em São João Del Rei e em breve sai o vlog lá no Canal.
Se você ainda não é inscriti, aproveita pra se inscrever clicando AQUI pra não perder esse Vlog de São João Del Rei e de outras cidades.
São João tem todos os tipos de atrações para todos os gostos e estilos…
Para quem gosta mais da noite ou do dia…
De bares…
De boa gastronomia…
Pra quem curte uma aventura, uma cachoeira ou a prática de esportes…
Passeios…
Romance…
Balada…
História…
Arte…
A cidade, que vem se transformando já há algum tempo em “também” cidade universitária, abriga pessoas de todos os lugares, de diferentes hábitos, culturas e estilos, que se misturam à cultura da região criando uma grande miscelânea, o que te permite, mesmo morando nela ou visitando a cidade com frequência, sempre ver fatos e coisas diferentes, novos espaços culturais ou do próprio comércio, novos artistas – o que não é de se estranhar, já que a cidade é também berço do Teatro de Revista e tem um Teatro de 1.893, que merece ser visitado.
Por ser uma cidade histórica, muita gente não sabe que se encontra muito mais em São João Del Rei, além dos museus, da arquitetura e do passeio de Maria Fumaça.
São João é uma cidade inspiradora, que respira arte, cultura e uma modernidade que chega aos poucos, mas chega…
É uma cidade de pessoas, em sua grande maioria, simples, humildes, receptivas.
Não estranhe se encontrar crianças brincando na rua com as portas de suas casas abertas, enquanto o avô fuma um cachimbo na banqueta embaixo da janela ou se uma senhorinha te convidar para entrar e tomar um café – se estiver passeando pelos arredores da cidade.
Cidade de gente feliz. Que também sofre, trabalha muito, mas que encontra a felicidade nas pequenas coisas… e nas próprias pessoas.
Que quando sobem o morro e escutam o samba, se misturam com os instrumentos, com o suor e com as classes.
Mas é ainda muito mais que isso.
São João Del Rei é um lugar repleto de pessoas com o coração maior que a própria história da cidade.
Agora, Aquelas Dicas da Maia que não podem faltar:
Como nativa e frequente visitante da cidade, recomendo que, ao visitar a São João não se restrinja apenas ao Centro.
Explore.
Pesquise e visite bairros nos arredores do Centro e visite também cidades próximas para aproveitar ainda mais seu passeio. Mas se hospede em São João. Garanto que vai economizar. É mais barato!
Algumas empresas de transporte rodoviário que te levam para São João Del Rei – Buser, Viação Sandra, Transur…
Épocas de maior movimento na cidade:
Janeiro – Período de férias e de Mostra de Cinema em Tiradentes, cidade vizinha.
Pegue um ônibus na rodoviária de São João (valor hoje – média de R$ 6,00), pare em uma cachoeira no caminho, relaxe, depois siga a viagem para Tiradentes.
O trajeto é curto. Se for pela Estrada Velha, você passa pela cachoeira, por paisagens lindas e não leva mais que 20 minutos de ônibus.
Se for pela Estrada Nova, a viagem leva em média uns 30 minutos.
Dica – Se quer economizar, e não estiver de carro, faça programas diurnos em Tiradentes, pois os horários dos ônibus de volta para São João encerram cedo (por volta de 23 hrs) e se hospedar em Tiradentes ou voltar de táxi, fica mais caro.
Fevereiro/Março – Carnaval
O Carnaval de São João sempre foi e continua sendo muito animado e divertido.
Cheio de blocos na rua, com um pré-carnaval que só perde pra Bahia no quesito duração – rs, marchinhas ainda são muito tocadas, principalmente pelos Blocos, Desfile das Escolas de Samba com uma bateria incrível, muitos “bons drinks” e petiscos nas ruas, pessoas fantasiadas… Tem de tudo um pouco.

Claro que fica um conselho.
Como em qualquer lugar que você vai hoje, tenha sempre cuidado.
A cidade, principalmente em épocas festivas, recebe gente de todos os cantos e não dá pra pensar nessa hora que ali só existem senhorinhas boazinhas que deixam a porta aberta e te convidam para um café. Fique atento!
Julho – Festival de Inverno de São João Del Rei
Um Festival que vale muito a pena conhecer.
Tem teatro de rua, de bonecos, tradicional, shows de famosos e de músicos iniciantes ou até de longa experiência, porém pouco conhecidos, exposições, lançamento de livros, palestras, oficinas…
Nesse período a cidade respira arte e cultura mais que em qualquer outra época do ano.
Agosto – Festival Gastronômico de Tiradentes
Um Festival para degustar comidas e bebidas diferentes ou mesmo a típica comida mineira com certa sofisticação, além de algumas intervenções artísticas.
Não é algo barato, mas vale a pena o passeio e alguma degustação.
Você pode aproveitar pra ir de Maria Fumaça. O passeio é lindo.
Aproveite também para conhecer Bichinho, um vilarejo que fica entre Tiradentes e Prados e que apresenta uma gastronomia incrível, artesanatos variadíssimos, belos lugares pra tirar fotos, esculturas e móveis de madeira de demolição, inclusive a famosa “Casa Torta”.
Bom pessoal, por hoje é só. Mas São João tem muito mais e não dá pra falar tudo em um só post, por isso lá no Canal Dicas da Maia você consegue assistir a alguns vlogs onde mostro um pouco mais sobre a cidade.
Deixem aqui nos comentários se quiserem mais posts de São João, me contem suas impressões, o que acharam, se já conheciam, ou se tiverem alguma dúvida, comentem que respondo em breve.
Aqui tentei mostrar um pouquinho da cidade e das pessoas que nela vivem, e claro, algumas opções de passeios na própria cidade e região, atrações e uma pincelada em sua história.
Mas pra conhecer mesmo São João Del Rei, você precisa vir até aqui, andar por essas ruas cheias de surpresas em cada esquina ou casinha do século passado…
Conversar com uma senhorinha e tomar um café de coador em caneca de alumínio… sentir o sabor do frango com quiabo na panela de pedra… Aí sim. Você pode dizer que conheceu São João.
Fica aqui o meu convite e até a próxima segunda com mais Dicas da Maia.
Referências:
http://www.guiadelrei.com.br/turismo-sao-joao-del-rei/historia-de-sao-joao-del-rei/
Fotografia:
Kledison Wemes e algumas retiradas da Internet.
Um comentário sobre “São João Del Rei: Uma viagem no tempo…”