Sobre quem é a Maia…

Aqui é um espaço onde posso falar um pouco mais sobre quem sou eu… de forma abstrata e também objetiva.

Eu sou Josi Maia, ou simplesmente, Maia, a criadora desse Blog “Dicas da Maia”.

Se fosse informar meu currículo, diria que sou atriz, escritora, administro uma Cia de Teatro (administração, logística, financeiro, rh, atuação, vendas, parcerias, marketing…), já trabalhei como garçonete, secretária, administrei um bar/bazar e tenho experiência com língua portuguesa e matemática (já fui professora particular).

Administração, Marketing, Financeiro… Não estudei em nenhuma Instituição. Não me formei.

Estudei Filosofia, mas não me formei.

Estudei Inglês, mas não me formei.

Estudei música, mas não me formei.

Estudei Teatro. E sim, finalmente, me formei.

Meu contato com blogs começou há oito anos, quando criei meu primeiro blog sobre Literatura, onde postava textos meus e de outros escritores, bem como falava de curiosidades desse universo. Parei de atualizá-lo há um bom tempo e o tirei do ar por estar com outras prioridades, mas em breve o retomarei e deixarei o link para quem quiser conhecer…

Sobre minhas experiências:

  •  Com o Teatro: Entrei muito nova para esse universo e me apaixonei por ele. Comecei fazendo teatro na escola, no bairro, no catecismo… Descobri o Conservatório de Música na minha cidade natal, São João Del Rei e comecei a estudar música para fazer Teatro (Teatro era uma atividade secundária e só fazia quem estudava Música) e claro, me apaixonei pela música também. Estudei Teatro dos meus doze anos até… bem, até hoje. Participei de alguns grupos de Teatro como a Trupizupi Cia Teatral, a Cia Metáfora, Cia de Palhaços Gigantes, entre outros e me mudei para Belo Horizonte em 2006 para finalmente trabalhar nessa área. Hoje tenho minha própria Cia de Teatro (Cia Solo Teatro Empresarial) que trabalha com Treinamento Empresarial, levando informação através do Humor.

 

  • Com a Literatura: Começou na Escola através dos livros e trabalhos obrigatórios das aulas de Português. Depois do primeiro livro “Açúcar Amargo”, na quinta série, não parei mais de ler. E junto com a experiência do Teatro, conhecendo novas formas de escrita como os textos teatrais e contato com roteiros de televisão e cinema. E também com a Filosofia e a descoberta das tragédias gregas… a paixão só aumentou e consequentemente, à cada experiência nova nesse mundo Literário, eu tinha sempre novas inspirações para escrever, bem como um desafio diário com essa tão linda e difícil Língua Portuguesa (Sim. Difícil. Não é só por ser apaixonada com nossa língua que vou dizer que é a coisa mais fácil do mundo).

 

  • Como professora: Não vou negar que o que me levou a dar aulas particulares foi a necessidade financeira para arcar com gastos da faculdade, investimento no teatro e na música, etc; mas descobri uma vocação no “ensinar “e aprendi a gostar daquilo. Durante um período, dei aulas particulares de português e matemática – com maior frequência – e outras disciplinas – com frequência bem menor. Não que eu tivesse um QI alto ou facilidade para outras matérias como Física, Química, Biologia… Porque eu não tinha. Mas o fato de precisar entender determinada matéria para explicar de forma mais simples e prática para outra pessoa, me trouxe uma satisfação muito grande ao saber que eu era capaz, uma vez que eu não tinha mais aquela obrigação da escola de “saber para a prova” e sim para ensinar a alguém e acaba aprendendo naturalmente. E o meu trabalho hoje passa por aí, tanto no Teatro Treinamento quanto com o objetivo principal do Blog, que é reunir informação e conteúdo de qualidade e levá-lo para um determinado público de forma mais simples; e quando possível, por que não com leve toque de humor?

 

  • Sobre a experiência com bar, bazar, atendente, secretária, garçonete (lidando com público direto): Ainda no interior, em minha cidade natal, trabalhei com os famosos “bicos” (trabalhos temporários sem vínculo empregatício para ganhar um dim dim). A maioria desses trabalhos tinha contato direto com o público, o que considero uma grande experiência. E mesmo em Belo Horizonte, no processo de construção da Cia de Teatro, fiz outros trabalhos nesse mesmo perfil para me manter. Alguns anos depois, já com a Cia estabelecida, senti a necessidade de fazer algo diferente e criei o Maia Bar Bazar, uma mistura de Bar, Casa de Shows e Bazar, em sociedade com meu “namorido” (namorado quase marido). Passei pela experiência da administração, do atendimento – uma vez que nós mesmos atendíamos nosso público, do Marketing e até na criação e preparação de drinks que eram servidos no bar.

 

  • Sobre administração: Você tem a opção de estudar e usar o que estudou colocando em prática no seu trabalho ou pode aprender na prática com seus erros e acertos e buscar a informação que precisa, já direcionada, em outros veículos de comunicação, cursos, etc. Tem certo e errado? Não. Tem a opção em que melhor você se adéqua. Eu fiquei com a segunda. Junto com mais dois amigos e parceiros, construí a nossa Companhia de Teatro; e a mesma precisava ser administrada. Como nossa única experiência era com o Teatro, passamos alguns anos experimentando, cada um de nós, a administração/gerência de um dos setores da Empresa até descobrimos em qual deles nos encaixávamos melhor. Daí vem a minha experiência com administração, rh, marketing, logística, parcerias…

Desses 10 anos que se completaram em Julho de 2017 de Companhia. 

 

Falando um pouco sobre o que gosto, sou apaixonada por moda, maquiagem, viagens, bons drinks, brechós/bazares, literatura, livros de gramática (Sim!), por navegar na Internet e descobrir coisas e lugares novos.

E são todas as minhas paixões e experiências (que agora você já conhece um pouco) que pretendo trazer aqui para o blog Dicas da Maia.

Para ficar por dentro de tudo, é só seguir a rede social “Dicas da Maia” que você mais acompanha, pra não perder nenhuma dica ou novidade.

E-MAIL DICAS DA MAIA

FACEBOOK DICAS DA MAIA

TWITTER DICAS DA MAIA

LINKEDIN DICAS DA MAIA

PINTEREST DICAS DA MAIA

YOU TUBE DICAS DA MAIA

INSTAGRAM DICAS DA MAIA

#dicasdamaia #maia

20 comentários

  1. Muito bom te conhecer melhor, fiquei encantada com suas experiências. Tão bom encontrar pessoas que não se limitam e estão de dispostos a ir atrás do que lhes faz bem.

    Curtir

  2. Sembre bom saber um pouco de quem está por trás do blog. Eu já sei que a Maia é a Josi, sempre que acesso seu blog ou instagram me lembro, é a Josi ou é o blog dicas da maia. Seu blog é bem legal.

    Curtir

  3. Que currículo hein?Adorei conhecer um pouco mais sobre sua vida pessoal e profissional parabéns pela luta e garra…uma verdadeira vencedora sucesso bjs

    Curtir

  4. Oi Josi. Adorei muito saber mais sobre você que já considero minha amiga. Quanta experiência legal e diversificada. Amei!!!! E mais ainda que vejo que você arrisca mesmo, aprende fazendo, tentando e errando. Virei ainda mais sua fã. bjs

    Curtido por 1 pessoa

  5. Mulher, vc já fez mil e uma coisas Kkkk Eu gostaria de ter feito teatro, sempre quis ser atris (ainda fico encenando sozinha quando não tem nada pra fazer KKK) Mas agora estou me atrevendo como escritora, se nada der certo, sigo o baile e fingo que nada aconteceu…
    Parabéns pelo blog

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Larissa! Se você ainda não fez nada de teatro, saiba que tem meu apoio e o que precisar de esclarecimento, curiosidades… porque sou a favor de todas as pessoas fazerem teatro pelo menos uma vez na vida… porque depois da primeira, ninguém quer parar…Obrigada por passar aqui pelo Blog!!! Grande abraço!!!

      Curtir

  6. Maia foi um prazer conhecer mais sobre você, acho super bacana a forma do seu blog você sempre trazendo, e compartilhando experiências. Parabéns pelo blog que tem bons conteúdos, e que você está sempre está ajudando, bjs.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada Você Lucimar! Obrigada por passar aqui no Blog, deixar seu comentário e por sempre levar informação pra gente… Já te acompanho nas redes sociais e você sempre traz algo bacana!!! Grande abraço!!!

      Curtir

Vamos conversar? Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s