Fala comigo Brasil!
Check List
- Documento de identificação: Brasileiros podem viajar apenas com o RG (Carteira de Identidade), desde que esteja em bom estado, com validade de até 10 anos para expiração e com foto recente (CNH não é aceita).
- Passaporte: Não é obrigatório, mas pode ser utilizado, desde que esteja em bom estado de conservação e com validade de até pelo menos 6 meses para expiração na data da viagem.
- Seguro Viagem: Recomendado, embora não seja obrigatório.
- Certificado Internacional de Vacinação (CIVP): Para alguns destinos, pode ser exigido (exemplo: febre amarela).
- Formulários de Entrada: Alguns países podem solicitar pré-cadastro ou declarações de entrada. (Exemplo: Check-Mig para a Colômbia)
- Taxas de Entrada: Alguns destinos exigem pagamento antecipado de taxas turísticas, como por exemplo San Andres, Providencia ou Santa Catalina na Colômbia.
- Passagem de volta: Pode ser exigida para comprovar intenção de retorno ao Brasil.
- Comprovante de hospedagem: Algumas imigrações pedem evidências de onde o viajante ficará hospedado (hotel, Airbnb, carta-convite de um residente).
- Comprovação Financeira: Alguns países pedem comprovação de que o viajante tem condições financeiras para se manter durante a estadia (extrato bancário, limite de cartão de crédito, dinheiro em espécie, traveler’s cheques).
Importante você verificar se seus cartões de crédito/débito estão habilitados para uso internacional, e claro, se puder evitar o uso de cartões convencionais e usar cartões multimoedas como Wise ou Nomad, é muito melhor porque você reduz bastante com as taxas e ainda pode ganhar cashback em dólares!
E baixando a Nomad ou Wise através dos links aqui do blog, vocês já ganham cashback na conversão.
Clique AQUI para baixar gratuitamente o WISE.
Clique AQUI e baixe gratuitamente a Nomad e use o CÓDIGO KD9HRQ9HRD e ganhe até 20 dólares de cashback em sua primeira conversão de reais para dólares no app da Nomad.
- Se precisar de Chip internacional ou eSIM para não pagar caro em roaming ou ficar desconectado, te recomendo testar o Gig Sky, que além de estar presente em mais de 190 países, te dá opção do e-SIM, ou seja, já chega no país conectado porque não precisa de chip físico, e ainda pode usar de graça até 100mb por 7 dias sem precisar cadastrar nenhum dado de cartão de crédito.
- Cheque a franquia de bagagem!
- Restrição de líquidos na bagagem de mão: No geral, frascos devem ter até 100ml, transportados em uma embalagem transparente totalizando no máximo 1 litro.
- Itens proibidos: Armas, produtos inflamáveis, substâncias químicas e outros podem ser barrados na imigração ou segurança aeroportuária.
- Tomada e voltagem: Leve adaptadores se necessário.
E se você curte dicas de viagem, e quer conferir todas essas dicas na prática, já te recomendo seguir o Canal “De Malas Prontas” com várias dicas e vlogs de viagem pra acompanhar todas as nossas experiências – boas ou ruins.
Beijo grande e até o próximo post!


4 comentários em “Check list completo para sua Viagem Internacional – MERCOSUL.”