Fala comigo Brasil!
Hoje eu voltei com o tema “Melasma”, como prometido, pois na última quinta-feira fiz outro procedimento, como parte do meu tratamento, e vim mostrar os detalhes, do início ao fim, para que possamos comparar fazendo um “antes e depois” ao final de todo o processo.

E um detalhe importante é que meu tratamento está sendo focado no Melasma, mas os procedimentos realizados podem ser feitos para vários tipos de manchas na pele, como acne, cicatrizes, o próprio melasma; e também para rejuvenescimento, flacidez, redução de linhas finas e poros, entre outros.
Confira a primeira parte do tratamento, com o Micro Agulhamento, clicando AQUI.

E para quem ainda não sabe como é um Melasma e quer saber mais detalhes, como o que é, suas causas, o que fazer para evitar e os diversos tipos de tratamentos que existem, é só clicar AQUI e conferir.
Sem mais delongas… Bora lá!
Só relembrando e pra quem ainda não conhece, o Melasma é uma manchinha escura que aparece no rosto e normalmente atinge áreas como testa, bochechas, nariz e buço. Sua tonalidade varia de acordo com seu grau, desde o marrom mais clarinho até o bem escuro. Ele possui níveis diferentes, como: superficial, médio ou profundo. E cada nível precisa de um tratamento diferente.

O meu, como podem perceber vai de médio a profundo.
Observação importante/Sempre vale reforçar: Esse cronograma de tratamento que verão nesse post foi montado para o meu tipo de pele e melasma.
Estou divulgando para que possamos acompanhar e avaliar juntas o resultado, para que mensurem o tempo necessário para se programarem tanto financeiramente, como também em relação tempo para realizar os procedimentos, pois uma vez começado, o ideal é que vocês não parem.
E claro, para que saibam que existe sim, tratamento para essas manchinhas terríveis.
Não sigam esse mesmo cronograma, pois pode não funcionar pra vocês, além do risco de se fazer determinados procedimentos ou usar medicamentos sem acompanhamento médico.
O meu Tratamento:

Primeira etapa: Consulta e Avaliação da minha pele e histórico.

Segunda etapa: Micro Agulhamento
Terceira Etapa: Manutenção em casa (com produtos receitados por um Profissional – No meu caso, todo o tratamento está sendo realizado pela Biomédica Débora Campos) links
Quarta Etapa: Peelings (realizados na última quinta-feira)
A próxima será mostrada aqui no Blog em Dezembro.
Sobre esse Tratamento:
Vamos primeiro entender o que é o Peeling?
Peeling é um procedimento indicado para amenizar marcas e manchas na pele e em seu processo há a remoção de camadas mais superficiais da pele.

É um procedimento abrasivo que remove uma fina camada da pele. Essa camada se regenera e recebe um novo aspecto, devido às novas células que são estimuladas a se reproduzir.
Mas é claro que o resultado vai variar de acordo com o tipo de peeling, profundidade e de problema a ser tratado.
Com essa remoção, a pele se reestrutura e se renova, além de haver estimulação da produção de colágeno, substância que dá firmeza à pele.
Existem diversos tipos de Peeling, como:

– Físico – pode ser realizado em casa e em consultórios e utiliza-se de substâncias pouco abrasivas como argilas, sabonetes com esferas, esfoliações com grânulos, entre outros.

– Químico – É feito com o uso substâncias químicas que permeiam em camadas um pouco mais profundas do que um peeling físico, pois é a base de moléculas menores e aquosas. São usados: Ácido Salicílico, Glicólico, Mandélico, Tricloroacético, entre outros.

– Laser – Esse procedimento atinge a camada mais profunda da pele e provoca um dano térmico pra estimular o colágeno. Não é indicado para todos os tipos de pele e um profissional deve ser consultado.
– Mecânico

Cristal: É um aparelho/ tubo que lança dióxido de alumínio no local onde se realiza o procedimento. O objetivo é remover as células mortas e esse dióxido, que é retirado na sequência, junto com a s células mortas.

Diamante: É um aparelho tipo uma caneta com uma esfera de diamante que faz um *lixamento no rosto e também uma sucção. Ele remove todas as células mortas e aumenta a circulação sanguínea, gerando melhor oxigenação da pele, trocas metabólicas e limpeza de pequenos cravos que estão na superfície.
*Lixamento – efeito de lixa na pele.

– Enzimático – contém uma enzima (Bromeína ou Papaína) que vem do abacaxi e/ou do mamão; e essa enzima quebra as fibras das células mortas e da queratina, provocando uma renovação celular segura.
Níveis/Profundidade do Peeling
Muito superficial: atinge camada superior da epiderme, ajuda a remover manchas superficiais, descamações e aspereza; e deixa a pele mais macia e brilhante.
Superficial: atinge a epiderme e remove manchas superficiais, acne ativa, pequenas rugosidades e aspereza.
Médio: atinge a epiderme, derme papilar e camadas superficiais da derme reticular e é usado para suavizar rugas, manchas, sulcos faciais e cicatrizes de acne.
Profundo: atinge a derme reticular e é indicado para suavizar o envelhecimento total da pele e cicatrizes profundas de acne.
Por que consultar um Profissional para realizar o Peeling Químico?

Porque para cada tipo de problema na pele, um diferente tipo e/ou nível de peeling, ou até outro método, é indicado.
E durante o procedimento – no caso do peeling, o profissional acompanha e controla a ação de cada produto, evitando danos à sua pele. 
Ao realizar em casa, você corre o risco de piorar a atual situação do problema que está tentando solucionar, seja ele uma mancha de acne, melasma ou outro.

E você também corre o risco de resolver momentaneamente esse problema e se prejudicar posteriormente com o efeito rebote.
O meu Tratamento:
(Quanto aos ácidos utilizados em cada Peeling, vou descrever pra vocês ao longo da semana. Não quis correr o risco de escrever errado aqui e acabei me esquecendo de anotar no Consultório. L)
Minha pele foi limpa e preparada no consultório e um primeiro peeling químico foi aplicado em meu rosto permanecendo o produto por 7 minutos contados.

Esse primeiro peeling tinha a aparência de um óleo e provocava leve ardência.

De acordo com a ardência no paciente, esse produto é retirado antes.
Na sequência minha pele foi neutralizada e um novo peeling foi aplicado.

Esse segundo, já bem mais espesso e com uma textura e cor de base, ficou em minha pele por 8 horas.

Sim. Eu saí do Consultório parecendo o Michael Jackson, porque o tom não era compatível com a minha pele; e em casa permaneci assim até se completarem as oito horas para que eu lavasse o rosto.

Enquanto você está com o produto, não é recomendável que você esfregue o rosto, no intuito de não tirá-lo, já que ele deve permanecer na pele pelo tempo indicado.
Isso vale para os
“namoridos”
que não podem beijar ou roçar seu rosto porque eles podem ficar com produto e acabar, por acidente, descamando em algumas partes do rosto.

No terceiro dia a pele já começou a descamar, mais na região do queixo e lábios.

No quarto dia, descamou também a região da testa.
E essa descamação é normal. É quando a pele está fazendo sua renovação.
Não colocarei as fotos do pós, pois ainda é recente e a pele está em processo de descamação; mas vocês podem acompanhar os resultados diários em minhas postagens no Instagram e nos próximos posts aqui no Blog, onde farei a conclusão dos procedimentos e resultados na minha pele.
Curiosidades sobre o Melasma e o Peeling:

– Quando há a aplicação do peeling suave, não se pode tomar sol, nem 7 dias antes, nem 7 dias depois. No peeling médio, 15 dias – antes e depois. E para o profundo, 30 dias.
– O peeling pode ser aplicado não só no rosto como também nas nádegas, entre outras superfícies que o paciente deseja tratar.
– O Ácido Hialurônico pode ser usado durante o dia e noite, pois apesar do nome “ácido”, ele é um tipo de hidratante e não tem risco de ser usado em casa, contanto que não se esqueça de usar o Protetor Solar.
– Ao fazer um peeling, é necessário redobrar a atenção com o uso do Protetor Solar. E o ele deve apresentar os Fatores de Proteção UVA e UVB. Sempre.
Entenda melhor sobre a escolha do Protetor Solar certo clicando AQUI.
– O Peeling físico pode ser feito em casa (esfoliações leves, argilas, sabonetes com grânulos/esferas…)

– O Peeling a Laser não é indicado para todos os tipos de pele. Pele negra, asiática e fotossensível tem um risco maior de manchar, então é aconselhável – sempre – consultar um profissional de confiança e que utilize equipamentos aprovados pela ANVISA.
– Não é só o sol que causa ou aumenta o melasma; o calor também.
– Estresse e Ansiedade podem aumentar/escurecer as manchas de Melasma devido a uma alteração hormonal. Isso vale também para acne.

– Algumas receitas caseiras, principalmente com uso do limão, ou produtos sem prescrição médica, podem piorar o grau do melasma, causar alergias, queimaduras e até manchas piores.

Pra finalizar: Aquelas Dicas da Maia, que você pode usar em casa e não podem faltar:

Argila branca – Ela tem o efeito clareador da pele e pode ser usada em casa até duas vezes por semana com tempo máximo de permanência de até 20 minutos.

Vitamina C – Pode ser usada em formato de cremes e séruns – lembrando sempre do Filtro Solar.

Antioxidantes (Vitaminas, Minerais…) – Consuma alimentos que são ricos em antioxidantes, como por exemplo, o chá verde, o azeite de oliva, amêndoas, frutas cítricas, orégano, tomilho, cebola, tomate, cenoura, brócolis, morango, banana, chocolate amargo, açaí… e uma infinidade além desses que citei (Farei um post futuramente falando um pouco mais sobre os antioxidantes).

Boa alimentação e Hidratação – Beba muita água!
Bom pessoal, o tratamento apenas começou e vocês vão acompanhar de perto, tanto aqui no Blog, pelas fotos e descrição do processo todo, como também nas redes sociais e em breve pelos vídeos, que estarão no Canal Dicas da Maia!

Referências para esse post:
Meu Tratamento para Melasma
Site http://peelings.com.br/o-que-e-peeling
Canal Patrícia Elias
Ficou com alguma dúvida? Tem algum comentário para acrescentar sobre esse tipo de procedimento? Deixe aqui nos comentários.
Fico por aqui e até a próxima segunda com mais Dicas da Maia! ![]()
