Por que comprar em Brechós?

Dicas da Maia. Josi MaiaFala comigo Brasil!

Quem me acompanha aqui no Blog e nas Redes Sociais, sabe que eu amooo comprar em Brechós.

Porque comprar em brechós.jpg

E muita gente ainda tem preconceito ou não conhece as mil e uma vantagens de se comprar em um.

Por isso no post de hoje eu conto o porquê de comprar em brechós.

Sem muitas delongas, borá lá?!

 

Por que comprar em Brechós?

porque comprar em brechós..jpg
Fotografia: Klédison Wemes – Local: By Brechó/MG

Os motivos são inúmeros e a lista abaixo é baseada em minha experiência, das pessoas que conheço e claro, em várias pesquisas.

E aqui eu busquei trazer motivos práticos e fáceis de visualizar, sem trazer assuntos polêmicos ou muito distantes de nós.

  • Vamos começar com a economia. Comprar em brechós é sempre muito mais barato, se comparado à maioria das Lojas.

Existem peças mais caras? Sim. Mas essas peças, certamente estarão ainda mais caras em uma Loja comum.

compras caras.gif

 

  • Variedade de estilos, peças, tamanhos, marcas…

Em um brechó, apesar de encontrarmos em grande maioria, roupas e sapatos, é possível encontrar uma variedade de itens, como objetos, malas, acessórios… entre outros artigos.

 

  • Qualidade / Durabilidade – peças mais antigas tem um acabamento e um tecido, geralmente muito melhor, comparado às peças produzidas hoje, principalmente pelas “Fast Fashion”, onde as roupas são, em boa parte, descartáveis. Então a chance de encontrar roupas que ainda vão durar muuuito, é muito grande.

 

 

  • Você sempre vai conseguir montar um look para alguma festa temática dos anos 20, 30, 40, 50… algo mais vintage, ou mais boho, mais hippie…

 

  • Exclusividade – Você pode encontrar peças exclusivas, únicas e que ninguém mais vai ter.

 

  • Ajuda a descobrir seu estilo, afinal, diferente das lojas, que trabalham com tendências, coleções, combinações que estimulam a compra, vendedores quase sempre bem preparados para te auxiliar na escolha das peças, araras ou vitrines muito organizadas, nos brechós é necessário garimpar e montar seu look praticamente sozinha.

Nessa hora você começa a perceber ou reforça ainda mais qual é seu estilo, o que você gosta ou não, o tipo de peça que lhe cai bem, as cores que combinam com seu tom de pele e cabelos… tudo isso à medida que vai experimentando e testando.

 

  • Sustentabilidade – A compra em brechós é uma forma de comprar consciente e de forma acessível.

Nem todos tem condição de comprar de marcas mais caras que produzem peças com esse conceito de produzir de forma sustentável, com tecidos tecnológicos, ecológicos, menor utilização de água e energia e com uma produção mais consciente; por isso os brechós são boas alternativas, além de mais econômicas.

 

  • “Comprar do pequeno” – Ajudar financeiramente um estabelecimento local.

 

  • Economia de um lado pra sobrar de outro – Dessa forma, comprando peças mais baratas, você consegue economizar e comprar aquela roupa de grife ou de uma marca mais cara que você tanto gosta e deseja pra compor com suas peças compradas no brechó.

 

  • Os estilistas e os mais fashionistas sempre visitam brechós para fazerem pesquisas de corte, modelos, acabamento, tendências, releituras de peças e trazê-las de volta à moda; logo, se você frequentar brechós, certamente comprará algo que, além de único, de qualidade e tal; você já pode / estará comprando algo que vai virar tendência e ainda estará usando antes mesmo da tendência ser lançada.

 

  • Outro ponto, é que a moda é cíclica e você também pode encontrar várias tendências em brechó, por mais que muitas tenham uma pegada mais vintage, é sempre possível encontrar algo bem moderno, exclusivo e de muita qualidade.

E se aquela peça que você gostou não é tendência, e você aprecia, saiba que em algum momento ela vai virar tendência.

 

  • Comprar peças de grife ou marcas mais caras que você não poderia ou não teria coragem de pagar o preço original.

roupas de grife.gif

 

  • Peças com história – Em vários brechós você encontra roupas incríveis, muito antigas, que fizeram parte de algum momento importante na história, na moda… ou pertenceram a algum artista.

 

  • Mesmo quando uma peça não serve em você, o preço costuma ser tão bom, mas tão bom, que vale  pena pagar uma costureira para consertar, que ainda sairá mais em conta e você terá uma peça que pode ser exclusiva ou que pouquíssimas pessoas terão uma igual ou parecida.

COSTUREIRA BRECHÓ.gif

 

  • Sensação de boas compras por um excelente preço.

 

  • Compra sustentável / Consumo consciente – Comprando em brechós você estende o tempo de vida útil de uma peça X que já usou o que seria necessário para ser produzida, ao invés de produzir uma nova.

Para produzir uma peça nova, são retirados do meio ambiente recursos naturais, água, matérias primas diversas, gasta-se energia, mão de obra (muitas vezes, mal remuneradas ou até bemmm mal remuneradas) entre outros.

E a indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta, perdendo apenas para a Indústria do Petróleo.

poluição da moda.jpg

 

  • Você pode vender suas peças que estão paradas no guarda-roupa para alguns brechós ou deixar sob consignação para que elas sejam vendidas.

Dessa forma você pode ganhar uma graninha extra ou aproveitar o valor das suas vendas pra comprar algo que realmente vai usar no próprio brechó.

De uma forma ou de outra você sai economizando, ajuda o comércio local e ainda contribui com o meio ambiente.

 

  • Ter a possibilidade de comprar roupas importadas por preços acessíveis.
Banana Republic – By Brechó
Patogê – By Brechó
Adidas – By Brechó

 

  • Com o crescimento desse tipo de comércio, não tem mais desculpas pra explicar os motivos de não se comprar em brechó… que não tem na sua cidade, no seu bairro, falta de tempo… Essas desculpas acabaram.

Eles estão cada vez mais presentes na Internet, através de sites próprios, sites compartilhados, lojas no Facebook e Instagram, entre outros.

 

  • Incentivo ao “Slow Fashion”; que é essa moda contrária às “Fast Fashions”, a essa produção tão rápida quanto a tendência, com uma qualidade muitas vezes mais fraca, peças descartáveis, que demandam um produção muito grande e imediata, com pouca qualidade e em um curto espaço de tempo.

 

  • Nem todas as peças de brechó – para quem só compra roupas novas – são usadas. Você sempre encontra peças novas, com etiqueta, além das bem pouco usadas.

 

  • Outro motivo pra comprar (ou continuar comprando) em brechós… é que você vai manter seu guarda-roupa também “mais consciente”, deixando nele apenas aquilo que você realmente usa, praticando o desapego, seja doando para quem precisa ou revendendo em um brechó, mantendo-o visualmente mais clean e fácil de visualizar que peças você tem, pra não sair por aí fazendo “a louca das compras” e comprando coisas repetidas, muito parecidas ou que nem vai usar.

POR QUE MULHERES NUNCA TEM ROUPA MESMO COM O GUARDA ROUPA CHEIO

 

  • Pra quem acha pequena sua contribuição com o meio ambiente, pensando nas formas mais comuns como: separar o lixo em casa, reciclar o que for possível, reutilizar antes de descartar, reaproveitar a água, usar garrafinha de água ao invés de copos descartáveis, desligar aparelhos da tomada, não usar água limpa pra lavar calçada, garagem, carros, reaproveitar os rascunhos, rasgar o papel ao invés de amassar pra jogar no lixo… você pode comprar em brechós. Já é mais uma contribuição, certo?

 

  • Várias revistas de moda usam peças de brechó em seus editoriais, justamente pela qualidade, exclusividade e diferenciais que as peças apresentam. Mais uma inspiração!!!

 

  • Existe muito incentivo para a indústria da moda, justamente por essa busca do consumo consciente, então se você é uma pessoa criativa, interessada por moda e meio ambiente, se é um estilista ou tem vontade de começar um negócio nessa área, já vou deixar aqui uma das mil possibilidades de você começar a partir esses incentivos:  Sustainable Fashion Awards

concurso para moda sustentável.png

 

  • De acordo com uma pesquisa de vários analistas de mercado, os brechós vão superar, em vendas, as Fast Fashions. E as novas gerações, já tem crescido entendendo a importância desse consumo consciente e com um nova cultura de moda, logo, bora começar a perder o preconceito e garimpar?

garimpar em brechó.jpg

 

E aí?! Será que depois de tantos motivos, você vai dar uma chance para os brechós?

E é claro que eu não poderia deixar de citar e recomendar um dos meus brechós favoritos, o By Brechó, que hoje é parceiro do Dicas da Maia, e o dono dessas peças lindas, ou da grande maioria que eu mostrei aqui.

 

carita-felizE agora, aquelas Dicas da Maia que não podem faltarcarita-feliz

Uma dica e uma curiosidade: Se em 1 ano a população dos EUA comprasse roupas apenas em brechós, seriam economizados 13 trilhões de galões de água, o que seria suficiente para abastecer a população da Califórnia, um dos mais, se não o mais populoso dos EUA, durante 14 anos. Não tenho esses dados no Brasil, massss, pensa comigo, vale ou não a pena comprar roupas em brechós?

 

Você sabe a diferença entre brechó e bazar?

Bazar – É um local que sempre vende roupas usadas. Normalmente, são locais mais bagunçados, cheios de peças amontoadas, porque não tem seleção ou aprovação de ninguém.

O bazar pode ser em um espaço fixo em ponto comercial ou também pode ser feito em casas, garagens, igrejas e associações. Normalmente, em bazares, as peças são muito baratas, a partir de R$ 1.

Brechó – São mais organizados e funcionam como lojas fixas mesmo. Os donos de brechó têm um cuidado para selecionar as melhores peças, que passam por uma curadoria e até parecem novas, por isso são mais caras que roupas de bazar, mas ainda assim são peças mais baratas que de lojas convencionais.

 

Se você gosta de dicas de moda, tendências, eventos… vou deixar alguns links com esse tipo de conteúdo. É só clicar e aproveitar as diquinhas:

Por que mulher nunca tem roupa… mesmo com o guarda-roupa cheio!?

Dicas para Plus Size ou Mulheres com Quadril Largo

Primavera Verão 2019 e suas Estampas!

Tendências para o Verão 2019!

Minas Trend: Outono – Inverno 2019

Minas Trend – O Evento
Minas Trend – Como foi o Evento – Desfiles Parte 1
Minas Trend – Como foi o Evento – Desfiles Parte 2

 

Referências:

Canais no You Tube:

Bruna Gullaci

Carla Lemos

Nátaly Neri

Me poupe

Bárbara Graves

 

Artigos:

fashionista.com

NYTIMES

massanews.com

 

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma curiosidade sobre os brechós?

Conhece alguma vantagem de comprar em brechós que eu não citei?

Me conte nos comentários porque eu quero saber!

Fico por aqui e até segunda-feira, com mais dicas da Maia!Dicas da Maia. Josi Maia

 

Publicado por

DicasdaMaia

Eu sou Josi Maia, ou simplesmente, Maia, a criadora do Blog e do Canal "Dicas da Maia". Sou atriz, criadora de conteúdo digital, administro uma Cia de Teatro e sou também apaixonada por cosméticos, compras, moda, maquiagem, viagens, literatura, livros de gramática (Sim!), por navegar na Internet e descobrir novidades e lugares babadeiros. Contato: dicasdamaia@gmail.com https://facebook.com/DicasdaMaia/ https://twitter.com/Dicas_da_Maia https://www.instagram.com/dicas_da_maia/ https://www.linkedin.com/in/dicasdamaia/ https://br.pinterest.com/dicas_da_maia/ Tik Tok - dicasdamaia Kwai - dicasdamaia

18 comentários em “Por que comprar em Brechós?”

  1. Achei muito bacana esse seu post falando sobre as roupas de brechó.
    Aqui na minha cidade são raros, mas com certeza depois desse seu post vou procurar por mais.
    Gostei de saber da diferença entre brechó e bazar, essa foi uma ótima dica para procurar por mais brechós.
    Me convenceu realmente sobre o valor das compras de roupas em brechó.
    Bjinhos,
    http://www.prosaamiga.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Bruna!!! Você precisa conhecer o By Brechó então… não é porque é meu parceiro não viu… ele só é meu parceiro porque os preços são realmente incríveis. Comprei várias peças de marca inclusive lá, suuuper baratas.

      Curtir

  2. Eu só encontro brechó bem fraquinhos aqui na minha cidade, mas eu fiquei sabendo que abriu um babadeiro aqui e estou louca de vontade de ir. Eu nunca tive preconceito com isso, já fui em vários!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Sem dúvida há grande vantagem em brechós, uma pena que aqui na minha cidade ainda não encontrei um que valha a pena, fico com tanta inveja de vocês que conseguem garimpar tanta coisa legal!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá!
    Não vou negar que meu motivo principal para amar brechós é a economia, mas outros, tipo a sustentabilidade, também são superválidos. Já vi peças lindas em brechós, não entendo mesmo todo esse preconceito em cima

    Curtido por 1 pessoa

  5. Caraca teu post tá COMPLETÁSSO, eu amo brechós, sem falar na comodidade?! sério, adoro comprar pelo Instagram, lá eles tem uma peças incríveis que não consigo encontrar em lojas comuns, uma variedade de cores e ainda montam os looks que combinam com cada roupa, gosto de brechó físico também, mas compro mais nos brechós onlines. Parabéns pelo post.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Queria eu ter a oportunidade de frequentar e comprar roupas em brechós aqui na minha cidade. Besteira isso de preconceito! Em tempos de crise econômica e ambiental, toda atitude é válida se contribui de alguma forma para o equilíbrio. Pena que aqui na minha cidade não tem nenhum. Vou visitar o parceiro do teu blog, vai que compensa comprar online?!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Acho super válido comprar em brechós, é um lugar que temos muitas opções de peças e o melhor com preços super em conta, gostei muito de saber o porque em comprar em brechós, brechó é um lugar incrível para comprar roupas, bjs.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Não entendo a birra que uma galerinha tem com brechós, além das roupas saírem por um preço mais em conta, se você souber onde e como procurar, vai achar peças lindíssimas e em ótimo estado de conservação. Adorei a dica e babei muito nesses looks, um mais lindo que o outro!

    Curtido por 1 pessoa

Vamos conversar? Deixe seu comentário...