Perca trabalhos com seu Português!

Dicas da Maia. Josi Maia Fala comigo Brasil!

Hoje eu vim falar de um tema que eu amo muito: Língua Portuguesa.

lingua portuguesa

O objetivo aqui não é passar técnicas de redação, nem explicar regras de acentuação, o lugar correto das vírgulas ou as mil mudanças em nossa gramática, que realmente são muitas e ainda requerem consulta constante, pelo menos, da minha parte. E esses tópicos eu deixo para um próximo post.

Novas-Regras-Ortográficas-da-Lingua-Portuguesa

O intuito desse texto também não é abordar a ignorância ou debochar de pessoas extremamente simples que colocam placas improvisadas em seus comércios, muitas vezes escritas à mão e sem muito ou nenhum conhecimento do português correto, mas sim, para abordar o desleixo para com a língua, daqueles que vivem ou almejam viver da comunicação.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Eu venho trazer uma reflexão sobre erros gramaticais que ocorrem por vício de linguagem, desatenção, falta de cuidado, pesquisa e às vezes, até de bom senso.

Placa imobiliária

E esses erros interferem diretamente na transmissão da informação ou até na sua imagem, profissão e credibilidade.

PROPAGANDA SEM REVISÃO

Vamos a um exemplo prático:

Imagine se o mesmo desleixo e falta de cuidado, que muitas vezes encontramos em textos jornalísticos, blogs, entre outros, ao apresentar um produto ou notícia, acontecesse com um cozinheiro.

COZINHEIRO.png

E que esse profissional fizesse seu trabalho com o mesmo descaso, no intuito de entregar algo bem rápido e só produzir para vender mais, independente da qualidade.

 

O resultado de sua imagem enquanto bom cozinheiro e do produto final seria diferente se a atividade fosse encarada como trabalho sério e realizada com mais zelo e atenção. Não seria?

São produtos diferentes, um texto e a preparação de uma refeição, mas se vale o “mais ou menos” na sua profissão e você espera que aceitem, o mesmo vale para outras, certo?

Se você quiser realizar um trabalho uma única vez e nunca mais ser convidado para um segundo, ok. Certo.

Mas se essa é sua profissão e você pretende viver dela, terá que fazer cada vez melhor, não só para ser contratado uma segunda vez, como também para sair na frente da concorrência.

blogs.jpg

Por isso eu decidi trazer esse tema, não só por gostar muito da nossa língua e ser parte da proposta do Blog, mas principalmente por ter me deparado com muitos textos mal escritos na Internet, propagandas duvidosas em redes sociais, fatos que aconteceram comigo, com conhecidos e até desconhecidos em função do Português errado, pra não dizer uma barbárie em alguns casos.

E quando digo mal escritos, não falo de textos simples ou com pouco vocabulário.

Falo de erros de português que chegam a ser absurdos para pessoas que precisam do idioma bem falado ou escrito para sua profissão ou que desejam divulgar algum produto ou alguém.

Erro de Português

erros na internet 2erros na internet 4erros na internet 5

Você compraria um produto ou serviço de alguém que anuncia que vai resolver “todo os seus poblemas”?

Ou contrataria um ator ou uma modelo para fazer a propaganda da sua Loja, se o agente desse profissional ou o próprio “futuro contratado”, fizesse sua Campanha nas redes sociais dizendo “A Loja “X” está com mas novidades. Não perda não!”

Ou você, enquanto vendedor, gostaria de tomar um prejuízo por uma propaganda enganosa que fez ao seu consumidor, por um erro de português que mudou a intenção de sua divulgação/promoção?

Ou pagaria por aulas particulares de uma professora que falasse errado?

Placa Professora Erro de Português

Parece absurdo. E é. Mas na Internet e no nosso cotidiano encontramos esse tipo de texto escrito e falado.

ERRADO

NA PRÁTICA/ERROS COMUNS JÁ VISTOS NA INTERNET POR COMUNICADORES

 “Se escreve no meu canal…”

Canal YouTube

Escrever em seu Canal seria deixar um comentário? Porque se a intenção for essa, peça para que seu público escreva uma mensagem ou deixe um comentário. E não para que se escreva.

Se a intenção é que a pessoa que te assiste se torne um inscrito em seu canal, a forma correta é pedir para que a pessoa se inscreva.

 

“Mim ajuda a manter o blog deixando seu like?”

erros-de-portugues-parablogueiros.jpg

O pronome “mim”, para tentar facilitar o entendimento, só recebe a ação. “Mim” não faz ação alguma, apenas recebe.

O correto seria dizer: Ajude-me a manter o blog deixando seu like.

Ou Ajude o Blog deixando um like pra mim.

 

“A Loja está com mas novidades na Black Friday…”

Black-Friday

Aí eu penso: Será que ela quis dizer más, plural de má e só se esqueceu do acento?

Porque se as novidades da loja são ruins, você deveria colocar um acento agudo e ficaria assim: “A Loja está com más novidades na Black Friday.”

O que creio eu, não seria uma boa propaganda para a Loja.

A outra opção seria dizer que a “A Loja está com mais novidades.”

“Mais” na forma mais simples de explicar, é o contrário de menos.

Nesse caso, você não usaria “mas”, que demonstra contrariedade. Na dúvida, ao usar “mas”, para ver se o sentido está correto, tente substituir por “porém”, “todavia”, “entretanto”…

 

“As melhores correntinhas de stras você encontra aqui”

“Receita fácil: Iorgute caseiro”

“Tiras elásticas pretendem substituir os cardaços”

Campanha errada Iorgute

Nesse caso, se o seu corretor ortográfico não marcar a palavra pra chamar sua atenção para o erro, sugiro que faça uma consulta no Google ou copie exatamente o nome do produto que está divulgando. Vale para termos em português, inglês, entre outros.

Forma correta:

Strass

Iogurte

Cadarços

 

“Pare, pense e age”.

Campanha errada. Pare. Pense e Aja..png

Ao criar uma Campanha para seu cliente, fique atento à conjugação dos verbos, pois a comunicação errada será levada a um número incontável de pessoas e quando perceberem o tamanho do erro, como fica sua imagem e contratação futura para um trabalho?

O correto aqui seria: Pare, pense e aja.

Dessa forma, todos os verbos estão conjugados no mesmo tempo verbal, diferente da primeira forma, onde os dois primeiros estão no Presente do Subjuntivo e o terceiro, no Presente do Indicativo.

E mesmo não sabendo exatamente em que conjugação cada verbo está, perceba a estranheza causada quando usamos a frase da forma incorreta: Pare, pense e age!

 

“Segue agente lá no Instagram pra não perder nenhuma novidade!”

instagram.png

Agente, quando escrito junto, é uma profissão. Pode ser um agente da polícia, agente imobiliário…

Se você quer dizer “nós”, a expressão correta é “a gente”. E escreve-se separado.

 

“Quer aprender a ter menas gordura localizada?”

Miga menas não existe. Dicas da Maia.jpg

Menos não existe. Existe menos, que é o contrário de mais.

 

“O que você acha de fazer um Curso gratuíto”?

Pasquale (2)

A forma correta é gratuito/gratuita.

A palavra é formada pelo ditongo ui na segunda sílaba: gra-tui-to/a, sendo uma palavra paroxítona e tendo a vogal u como vogal tônica.

Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, não deverá ser acentuada graficamente e deverá ser pronunciada nos mesmos moldes de outras palavras como: intuito, circuito…

 

Ficou na dúvida na hora de usar? Troque por grátis.

 

EXAGERO DA MINHA PARTE?

SEGUEM ALGUNS EXEMPLOS DE PROFISSÕES – APENAS ALGUMAS – QUE PODEM IR POR ÁGUA ABAIXO OU SIMPLESMENTE NÃO SAIR DO LUGAR COM UM PORTUGUÊS DESLEIXADO:

Comentarista

Ator/Atriz

Jornalista

You Tuber

Blogueiro / Blogueira

Entrevistador / Entrevistadora

Apresentador / Apresentadora

Escritor / Escritora

Tatuador / Tatuadora

Web Designer / Programador de Site

Professor / Professora

ALGUNS PROBLEMAS QUE JÁ OCORRERAM POR CAUSA DE ERROS DE PORTUGUÊS

oferta-anuncio-errado-vivo

Nessa matéria podemos ver o prejuízo que o dono da Loja teve que arcar por uma propaganda mal escrita. Sim. Um consumidor, depois de processar pela propaganda enganosa, ganhou o direito de comprar e pagar um preço bem mais baixo, R$ 98,00, por um aparelho celular com chip.

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/01/nao-foi-ma-fe-diz-professor-que-quis-comprar-celular-por-r-1-na-paraiba.html

 

red bull te dá asas.jpg

Já pararam pra pensar na propaganda enganosa? Seja para ganhar parceiros, patrocinadores ou apenas para criar uma propaganda que seja muito chamativa…

A Red Bull pagou caro por isso. 13 milhões de dólares em uma ação coletiva contra a propaganda que Red Bull não dava asas.

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/01/nao-foi-ma-fe-diz-professor-que-quis-comprar-celular-por-r-1-na-paraiba.html

 

 

 

Uma tatuagem escrita errada é um fato muito comum, infelizmente. Quantos tatuadores tiveram prejuízos por processos, pagamentos de laser e retoques de tatuagens para cobrir o erro, perda de clientes, entre outros?

 

erro-puder_poder

 

OUTROS ERROS QUE PARECEM BOBOS, MAS APARECEM O TEMPO TODO:
FALA-SE: “Mortandela”. ESCRITA CORRETA: mortadela.
FALA-SE: “Mendingo”. ESCRITA CORRETA: mendigo.
FALA-SE: “Asterístico”. ESCRITA CORRETA: asterisco.

FALA-SE: “Afogar o feijão”. ESCRITA CORRETA: Refogar o feijão.

FALA-SE: “Sombrancelha”. ESCRITA CORRETA: Sobrancelha.

FALA-SE “Estrupo”. ESCRITA CORRETA: Estupro.

facebook-erros-portugues

Qualquer pessoa que vá se comunicar precisa aprender o básico da nossa língua, mas quem vive da comunicação e leva a sério seu trabalho, deve saber mais, ou pelo menos, pesquisar muito antes de divulgar algo que não tem certeza sobre a maneira como é falado ou escrito.

Fazendo isso, você não prejudica sua imagem ou produto e também o seu cliente.

Ler e reler e estudar

DICAS DA MAIA – PARA EVITAR ESSES CONSTRANGIMENTOS COM A LÍNGUA PORTUGUESA, CRÍTICAS E ATÉ UMA POSSÍVEL PERDA DE TRABALHO

Ler e escrever mais;

Leia mais

Reler o que você escreve;

Ler e Estudar.jpg

Leitura crítica x Memória Visual – se nossa memória visual é baseada naquilo que lemos, vemos, escrevemos… e hoje nosso contato com textos errados em anúncios, placas, propagandas e outros é grande, precisamos fazer sim uma leitura crítica e nos corrigirmos constantemente para não aumentarmos essa corrente de erros;

erro de português..jpg

Você não precisa ser mestre em língua portuguesa, até porque existe o Google, vídeos no You Tube, Blogs, Corretores no Word e em e-mails, dicionários e tantas outras ferramentas para te ajudar. USE;

Sopa-de-Letras

Para escrever bem, você não precisa escrever as palavras mais difíceis e as estruturas mais complexas. Basta escrever, da forma que te deixa mais seguro e consultar um dicionário ou o Google quando tiver dúvidas sobre como se escreve algo;

google

Em caso de dúvida sobre como usar uma palavra, mesmo consultando a Internet ou o Dicionário, use um sinônimo;

ler

Opte pelo simples bem escrito. O complexo demais também pode soar estranho. Tudo depende do contexto e da sua habilidade e cuidado ao escrever/ falar;

Se você vende algo ou usa sua imagem para vender, o cuidado com o que você fala ou escreve, deve ser redobrado.

Ficou com alguma dúvida? Tem algum comentário para acrescentar? Algum erro que você já viu por aí e eu não comentei? Deixe aqui nos comentários e vamos conversar.

Fico por aqui e até a próxima segunda com mais Dicas da Maia! Dicas da Maia. Josi Maia

 

Publicado por

DicasdaMaia

Eu sou Josi Maia, ou simplesmente, Maia, a criadora do Blog e do Canal "Dicas da Maia". Sou atriz, criadora de conteúdo digital, administro uma Cia de Teatro e sou também apaixonada por cosméticos, compras, moda, maquiagem, viagens, literatura, livros de gramática (Sim!), por navegar na Internet e descobrir novidades e lugares babadeiros. Contato: dicasdamaia@gmail.com https://facebook.com/DicasdaMaia/ https://twitter.com/Dicas_da_Maia https://www.instagram.com/dicas_da_maia/ https://www.linkedin.com/in/dicasdamaia/ https://br.pinterest.com/dicas_da_maia/ Tik Tok - dicasdamaia Kwai - dicasdamaia

104 comentários em “Perca trabalhos com seu Português!”

  1. Eu estava pensando nesse tema hoje, lendo o conteúdo nos blogs.
    Acho que antes de uma imagem bonita, saber como se comunicar e fazer da forma correta é essencial.
    Enquanto não houver essa preocupação, não tem como ter credibilidade.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Normalmente, são erros tão simples que nem notamos. Mas, para melhorar isso é preciso ler e escrever mais, não ficar só preso as abreviações do mundo da tecnologia.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Certíssima!
      Acho que o que falta é ler mais e um pouco mais de atenção, pois nos habituamos demais com a linguagem da Internet e acabamos nos esquecendo do Português correto em outros momentos…
      Grande beijo!

      Curtir

    1. Com certeza!
      Acho que o que falta é ler mais e um pouco mais de atenção, pois nos habituamos demais com a linguagem da Internet e acabamos nos esquecendo do Português correto em outros momentos…
      Grande beijo!

      Curtir

  3. Abaixamos as calcinhas! Hahahaha sensacional…
    O português é muito importante, a impressão é a primeira a que fica, quando vejo alguém falando errado no meu facebook eu conserto, tenho essa mania, chego a ser mal educada. kkkkk mas acho melhor orientar do que deixar passar batido né?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Mary, sou um pouco assim também viu!!!
      Acho que o que falta é ler mais e um pouco mais de atenção, pois nos habituamos demais com a linguagem da Internet e acabamos nos esquecendo do Português correto em outros momentos…
      Grande beijo!

      Curtir

  4. Essa parada dos erros é muito importante. Eu escrevo a noite e leio duas vezes antes de programar a postagem, meia hora antes eu dou uma olhada pra ver se não passou algo desapercebido.

    Gostei do seu texto, esse é um ponto muito importante a ser debatido…

    Curtido por 1 pessoa

    1. É seríssimo, não é Sandro? Ainda mais pra pessoas que, como nós, trabalham com a escrita.
      Acho que o que falta é ler mais e um pouco mais de atenção, pois nos habituamos demais com a linguagem da Internet e acabamos nos esquecendo do Português correto em outros momentos…
      Grande beijo!

      Curtir

  5. Gostei muito do post. Sem dúvida temos que ficar atentos com os erros de português, sei que todo mundo pode cometer erros, Mas tem uns que são demais!
    O erro do iorgute tá puxado…Rsrs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Carla, que bom que gostou!
      Acho que o que falta é ler mais e um pouco mais de atenção, pois nos habituamos demais com a linguagem da Internet e acabamos nos esquecendo do Português correto em outros momentos…
      Grande beijo!

      Curtir

  6. Nossa é cada erro né! Adorei seu post! Realmente devemos prestar muita atenção na maneira como escrevemos, uma palavra errada pode mudar totalmente o sentido da mensagem a ser passada e também é bem feio! Procuro ao máximo me policiar, mas as vezes acontece um erro ou outro! Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Carol. Um erro ou outro, passa. Acho normal, mas tem alguns…
      Acho que o que falta é ler mais e um pouco mais de atenção, pois nos habituamos demais com a linguagem da Internet e acabamos nos esquecendo do Português correto em outros momentos…
      Grande beijo!

      Curtir

  7. Muito útil e muito relevante seu post. Escrever bem é essencial para quem vive disso. E até para quem não vive, acho que não custa nada ter um certo cuidado ao escrever. Claro que todo mundo pode cometer erros, mas tem alguns que são grotescos. E no post você explicou muito bem, não aprende quem não quer.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Juliana! Obrigada pelo comentário e contribuição.
      Com certeza não custa nada, mesmo pra quem não trabalha com comunicação, uma pesquisa pra não se escrever errado, tipo, muito errado…. rsrs
      Mas pra quem trabalha na área é realmente imprescindível a escrita e fala corretas.
      Grande beijo!

      Curtido por 1 pessoa

    2. É bem isso… tem errinhos que passam, mas tem outros… que não tem jeito!
      Acho que o que falta é ler mais e um pouco mais de atenção, pois nos habituamos demais com a linguagem da Internet e acabamos nos esquecendo do Português correto em outros momentos…
      Grande beijo!

      Curtir

    1. Que bom que gostou!
      Acho que o que falta é ler mais e um pouco mais de atenção, pois nos habituamos demais com a linguagem da Internet e acabamos nos esquecendo do Português correto em outros momentos…
      Grande beijo!

      Curtir

  8. Realmente devemos ter cuidado com as peculiaridades da nossa língua pois, embora ela seja muito rica em detalhes, muitos erros podem ser evitados se nossas produções forem lidas com mais atenção.
    Seu post é muito útil, principalmente devido a forma que ferramentas digitais estão sendo agregados ao nosso cotidiano e, nesse contexto, o crescente uso de textos escrito por nós, internautas.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada pelo comentário e contribuição com o Blog.
      Com certeza e principalmente, pra quem trabalha com comunicação, uma pesquisa pra não se escrever errado, tipo, muito errado…. rsrs… é imprescindível. E como você reforçou… não nos faltam ferramentas hoje em dia.
      Grande beijo!

      Curtir

    2. Que bom que gostou!
      Acho que o que falta é ler mais e um pouco mais de atenção, pois nos habituamos demais com a linguagem da Internet e acabamos nos esquecendo do Português correto em outros momentos…
      Grande beijo!

      Curtir

    1. Acho que o que falta é ler mais e um pouco mais de atenção, pois nos habituamos demais com a linguagem da Internet e acabamos nos esquecendo do Português correto em outros momentos…
      Grande abraço!

      Curtir

    1. Que bom que gostou!
      Acho que o que falta é ler mais e um pouco mais de atenção, pois nos habituamos demais com a linguagem da Internet e acabamos nos esquecendo do Português correto em outros momentos…
      Grande beijo!

      Curtir

    1. Oi Alzinete.
      Que bom que gostou!
      Acho que o que falta é ler mais e um pouco mais de atenção, pois nos habituamos demais com a linguagem da Internet e acabamos nos esquecendo do Português correto em outros momentos…
      Grande beijo!

      Curtir

Vamos conversar? Deixe seu comentário...