Como acabar com as Manchas na Pele?

cropped-dicas-da-maia-josi-maia.png Fala comigo Brasil!

Hoje eu voltei com o tema “Melasma”, como prometido, pois na última quinta-feira fiz outro procedimento, como parte do meu tratamento, e vim mostrar os detalhes, do início ao fim, para que possamos comparar fazendo um “antes e depois” ao final de todo o processo.

Mancha Melasma.

E um detalhe importante é que meu tratamento está sendo focado no Melasma, mas os procedimentos realizados podem ser feitos para vários tipos de manchas na pele, como acne, cicatrizes, o próprio melasma; e também para rejuvenescimento, flacidez, redução de linhas finas e poros, entre outros.

Confira a primeira parte do tratamento, com o Micro Agulhamento, clicando AQUI.

Passando o DermaRoller na bochecha ...

E para quem ainda não sabe como é um Melasma e quer saber mais detalhes, como o que é, suas causas, o que fazer para evitar e os diversos tipos de tratamentos que existem, é só clicar AQUI e conferir.

Sem mais delongas… Bora lá!

Só relembrando e pra quem ainda não conhece, o Melasma é uma manchinha escura que aparece no rosto e normalmente atinge áreas como testa, bochechas, nariz e buço. Sua tonalidade varia de acordo com seu grau, desde o marrom mais clarinho até o bem escuro. Ele possui níveis diferentes, como: superficial, médio ou profundo. E cada nível precisa de um tratamento diferente.

Na clínica 1
Fase Inicial do Tratamento – Só para ilustrar o Melasma.

O meu, como podem perceber vai de médio a profundo.

Observação importante/Sempre vale reforçar: Esse cronograma de tratamento que verão nesse post foi montado para o meu tipo de pele e melasma.

Estou divulgando para que possamos acompanhar e avaliar juntas o resultado, para que mensurem o tempo necessário para se programarem tanto financeiramente, como também em relação tempo para realizar os procedimentos, pois uma vez começado, o ideal é que vocês não parem.

E claro, para que saibam que existe sim, tratamento para essas manchinhas terríveis.

Não sigam esse mesmo cronograma, pois pode não funcionar pra vocês, além do risco de se fazer determinados procedimentos ou usar medicamentos sem acompanhamento médico.

O meu Tratamento:

consulta.png

Primeira etapa: Consulta e Avaliação da minha pele e histórico.

Procedimento

Segunda etapa: Micro Agulhamento

 

Terceira Etapa: Manutenção em casa (com produtos receitados por um Profissional – No meu caso, todo o tratamento está sendo realizado pela Biomédica Débora Campos) links

Quarta Etapa: Peelings (realizados na última quinta-feira)

A próxima será mostrada aqui no Blog em Dezembro.

 

Sobre esse Tratamento:

Vamos primeiro entender o que é o Peeling?

Peeling é um procedimento indicado para amenizar marcas e manchas na pele e em seu processo há a remoção de camadas mais superficiais da pele.

Peeling . Descamação.jpg

É um procedimento abrasivo que remove uma fina camada da pele. Essa camada se regenera e recebe um novo aspecto, devido às novas células que são estimuladas a se reproduzir.

Mas é claro que o resultado vai variar de acordo com o tipo de peeling, profundidade e de problema a ser tratado.

Com essa remoção, a pele se reestrutura e se renova, além de haver estimulação da produção de colágeno, substância que dá firmeza à pele.

Existem diversos tipos de Peeling, como:

ARGILA

Físico – pode ser realizado em casa e em consultórios e utiliza-se de substâncias pouco abrasivas como argilas, sabonetes com esferas, esfoliações com grânulos, entre outros.

peeling

Químico – É feito com o uso substâncias químicas que permeiam em camadas um pouco mais profundas do que um peeling físico, pois é a base de moléculas menores e aquosas. São usados: Ácido Salicílico, Glicólico, Mandélico, Tricloroacético, entre outros.

Peeling-com-Laser.jpg

Laser – Esse procedimento atinge a camada mais profunda da pele e provoca um dano térmico pra estimular o colágeno. Não é indicado para todos os tipos de pele e um profissional deve ser consultado.

Mecânico

Peeling Cristal

Cristal: É um aparelho/ tubo que lança dióxido de alumínio no local onde se realiza o procedimento. O objetivo é remover as células mortas e esse dióxido, que é retirado na sequência, junto com a s células mortas.

Peeling-de-diamante

Diamante: É um aparelho tipo uma caneta com uma esfera de diamante que faz um *lixamento no rosto e também uma sucção. Ele remove todas as células mortas e aumenta a circulação sanguínea, gerando melhor oxigenação da pele, trocas metabólicas e limpeza de pequenos cravos que estão na superfície.

 

*Lixamento – efeito de lixa na pele.

lixa.jpg

 

Enzimático – contém uma enzima (Bromeína ou Papaína) que vem do abacaxi e/ou do mamão; e essa enzima quebra as fibras das células mortas e da queratina, provocando uma renovação celular segura.

 

 

Níveis/Profundidade do Peeling

Muito superficial: atinge camada superior da epiderme, ajuda a remover manchas superficiais, descamações e aspereza; e deixa a pele mais macia e brilhante.

Superficial: atinge a epiderme e remove manchas superficiais, acne ativa, pequenas rugosidades e aspereza.

Médio: atinge a epiderme, derme papilar e camadas superficiais da derme reticular e é usado para suavizar rugas, manchas, sulcos faciais e cicatrizes de acne.

Profundo: atinge a derme reticular e é indicado para suavizar o envelhecimento total da pele e cicatrizes profundas de acne.

 

Por que consultar um Profissional para realizar o Peeling Químico?

Question

Porque para cada tipo de problema na pele, um diferente tipo e/ou nível de peeling, ou até outro método, é indicado.

E durante o procedimento – no caso do peeling, o profissional acompanha e controla a ação de cada produto, evitando danos à sua pele.    como saber

Ao realizar em casa, você corre o risco de piorar a atual situação do problema que está tentando solucionar, seja ele uma mancha de acne, melasma ou outro.

dermaroller-em-casa-deu-ruim

E você também corre o risco de resolver momentaneamente esse problema e se prejudicar posteriormente com o efeito rebote.

 

O meu Tratamento:

(Quanto aos ácidos utilizados em cada Peeling, vou descrever pra vocês ao longo da semana. Não quis correr o risco de escrever errado aqui e acabei me esquecendo de anotar no Consultório. L)

Minha pele foi limpa e preparada no consultório e um primeiro peeling químico foi aplicado em meu rosto permanecendo o produto por 7 minutos contados.

Tempo cronometrado.png

Esse primeiro peeling tinha a aparência de um óleo e provocava leve ardência.

Pele Oleosa

De acordo com a ardência no paciente, esse produto é retirado antes.

Na sequência minha pele foi neutralizada e um novo peeling foi aplicado.

Peeling 8 hrs.jpg

Esse segundo, já bem mais espesso e com uma textura e cor de base, ficou em minha pele por 8 horas.

Michael Jackson

Sim. Eu saí do Consultório parecendo o Michael Jackson, porque o tom não era compatível com a minha pele; e em casa permaneci assim até se completarem as oito horas para que eu lavasse o rosto.

Pós Peeling Michael Jackson

Enquanto você está com o produto, não é recomendável que você esfregue o rosto, no intuito de não tirá-lo, já que ele deve permanecer na pele pelo tempo indicado.

Isso vale para os Estou amando... “namoridos” Estou amando...que não podem beijar ou roçar seu rosto porque eles podem ficar com produto e acabar, por acidente, descamando em algumas partes do rosto.

Namorido

No terceiro dia a pele já começou a descamar, mais na região do queixo e lábios.

Descamação.jpg

No quarto dia, descamou também a região da testa.

E essa descamação é normal. É quando a pele está fazendo sua renovação.

Não colocarei as fotos do pós, pois ainda é recente e a pele está em processo de descamação; mas vocês podem acompanhar os resultados diários em minhas postagens no Instagram e nos próximos posts aqui no Blog, onde farei a conclusão dos procedimentos e resultados na minha pele.

 

Curiosidades sobre o Melasma e o Peeling:

sol

– Quando há a aplicação do peeling suave, não se pode tomar sol, nem 7 dias antes, nem 7 dias depois. No peeling médio, 15 dias – antes e depois. E para o profundo, 30 dias.

– O peeling pode ser aplicado não só no rosto como também nas nádegas, entre outras superfícies que o paciente deseja tratar.

– O Ácido Hialurônico pode ser usado durante o dia e noite, pois apesar do nome “ácido”, ele é um tipo de hidratante e não tem risco de ser usado em casa, contanto que não se esqueça de usar o Protetor Solar.

 

– Ao fazer um peeling, é necessário redobrar a atenção com o uso do Protetor Solar. E o ele deve apresentar os Fatores de Proteção UVA e UVB. Sempre.

Entenda melhor sobre a escolha do Protetor Solar certo clicando AQUI.

 

– O Peeling físico pode ser feito em casa (esfoliações leves, argilas, sabonetes com grânulos/esferas…)

Lave o rosto

– O Peeling a Laser não é indicado para todos os tipos de pele. Pele negra, asiática e fotossensível tem um risco maior de manchar, então é aconselhável – sempre – consultar um profissional de confiança e que utilize equipamentos aprovados pela ANVISA.

 

– Não é só o sol que causa ou aumenta o melasma; o calor também.

– Estresse e Ansiedade podem aumentar/escurecer as manchas de Melasma devido a uma alteração hormonal. Isso vale também para acne.

Estresse

– Algumas receitas caseiras, principalmente com uso do limão, ou produtos sem prescrição médica, podem piorar o grau do melasma, causar alergias, queimaduras e até manchas piores.

limao

Pra finalizar: Aquelas Dicas da Maia, que você pode usar em casa e não podem faltar:

Argila Branca

Argila branca – Ela tem o efeito clareador da pele e pode ser usada em casa até duas vezes por semana com tempo máximo de permanência de até 20 minutos.

Variedade de Vitamina C

Vitamina C – Pode ser usada em formato de cremes e séruns – lembrando sempre do Filtro Solar.

Antioxidantes

Antioxidantes (Vitaminas, Minerais…) – Consuma alimentos que são ricos em antioxidantes, como por exemplo, o chá verde, o azeite de oliva, amêndoas, frutas cítricas, orégano, tomilho, cebola, tomate, cenoura, brócolis, morango, banana, chocolate amargo, açaí… e uma infinidade além desses que citei (Farei um post futuramente falando um pouco mais sobre os antioxidantes).

Hidrate-se

Boa alimentação e Hidratação – Beba muita água!

Bom pessoal, o tratamento apenas começou e vocês vão acompanhar de perto, tanto aqui no Blog, pelas fotos e descrição do processo todo, como também nas redes sociais e em breve pelos vídeos, que estarão no Canal Dicas da Maia!

Canal You Tube Dicas da Maia.png

Referências para esse post:

Meu Tratamento para Melasma

Biomédica Débora Campos

Site http://peelings.com.br/o-que-e-peeling

Canal Patrícia Elias

Ficou com alguma dúvida? Tem algum comentário para acrescentar sobre esse tipo de procedimento? Deixe aqui nos comentários.

Fico por aqui e até a próxima segunda com mais Dicas da Maia! cropped-dicas-da-maia-josi-maia.png

Publicado por

DicasdaMaia

Eu sou Josi Maia, ou simplesmente, Maia, a criadora do Blog e do Canal "Dicas da Maia". Sou atriz, criadora de conteúdo digital, administro uma Cia de Teatro e sou também apaixonada por cosméticos, compras, moda, maquiagem, viagens, literatura, livros de gramática (Sim!), por navegar na Internet e descobrir novidades e lugares babadeiros. Contato: dicasdamaia@gmail.com https://facebook.com/DicasdaMaia/ https://twitter.com/Dicas_da_Maia https://www.instagram.com/dicas_da_maia/ https://www.linkedin.com/in/dicasdamaia/ https://br.pinterest.com/dicas_da_maia/ Tik Tok - dicasdamaia Kwai - dicasdamaia

88 comentários em “Como acabar com as Manchas na Pele?”

    1. Boa noite Amanda!
      Ah que bom que curtiu!
      Infelizmente tem muita receita perigosa na internet. O ideal é pesquisar porque acaba sindo mais caro que fazer um tratamento ou comprar um cosmético de qualidade.
      Grande beijo!

      Curtir

  1. Eu já vi alguns desses tratamentoss para mancha de pele pq tenho algumas, pequenas ainda, por causa da idade e da pele ser branquinha demais. Confesso que fiquei com medo de alguns procedimentos e acabei optando pelo peeling por enquanto rs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa noite!
      Ah que bom que curtiu!
      Tem muitas opções para as nossas manchinhas. O ideal é fazer sempre com um profissional experiente pra não ter problemas.
      Grande beijo!

      Curtir

  2. Minha mãe sofreu com manchas na pele decorrente da gravidez…e até hoje ela ainda tem algumas manchas..o que resolveu foi um tratamento com acido q ela fez a muitos anos atras…muito legal o post sobre o tratamento e cuidados!!bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa noite Mary!
      Sei bem como é sofrer com manchas no rosto! E o tratamento, principalmente quando feito com ácidos, deve ser feito com um profissional ou pode piorar.
      Grande beijo!

      Curtir

  3. É muito ruim ter qualquer tipo de manchinhas na pele neh? Eu comecei a ter manchinhas por causa do celular a luz do celular vc acredita? Enfim fiquei gostei muito das suas indicações de produtinhos maravilhosos que alguns não conhecia

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa noite Keila!
      Ah que bom que curtiu!
      Acredito demais menina! Tem muita gente que não sabe que a luz do celular, do computador… também causam manchas…
      Grande beijo!

      Curtir

    1. Oi Thainá!!! São várias tentativas mesmo até encontrar o melhor tratamento. E olha… Muito do que já testei funcionou bem viu! E se fosse te indicar algo? Indicaria o Microagulhamento pra renovar a pele e acabar com essas manchinhas – claro, se elas te incomodarem. Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

    2. Boa noiteThainá
      Ah que bom que curtiu!
      São muitas opções mesmo! ahaha É bom procurar um bom profissional pra ele indicar o melhor tratamento para sua pele…
      Grande beijo!

      Curtir

    1. Olá Letícia!!! Obrigadaaa! São várias tentativas mesmo até encontrar o melhor tratamento. E olha… Muito do que já testei funcionou bem viu! E se fosse te indicar algo? Indicaria o Microagulhamento pra renovar a pele e acabar com essas manchinhas – claro, se elas te incomodarem. Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

    1. Fala comigo!!! Ahhh que bom que gostou! E tomara que sua mãe possa ler aqui e quem sabe as dicas não a incentivam a tratar a pele e parar de fumar? Sei o quanto é difícil… ambos viu! Desejo sorte pra ela, Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

    1. Oi Ângela!!! Muita gente não sabe… e muita gente que tem não sabe que existe tratamento. São várias tentativas mesmo até encontrar o melhor tratamento. E olha… Muito do que já testei funcionou bem viu! Tomara que não…. mas se precisar… já sabe de algumas possibilidades. Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

  4. Esse artigo ficou bem completo! Eu que não sabia nada sobre manchas na pele me senti como se tivesse feito um intensivão! Parabéns pela postagem. Ela ajuda a qualquer pessoa que tenha dúvidas!
    Bom trabalho!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Adorei saber que existe tratamento para as manchas tem muita nossa e sofro bastante mas já vou começar a organizar isso adorei o post 💕

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Elizângela.
      Que notícia boa saber que pude ajudar de alguma forma. Se tiver alguma dúvida é só deixar aqui… se eu puder ajudar a esclarecer será com prazer.
      Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

    1. Obrigada Cah!!
      Confira o post sim. Vale a pena pois é sempre melhor prevenir neh. E são várias tentativas mesmo até encontrar o melhor tratamento. Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

  6. Seus posts super completos e cheio de informações úteis! Eu uso sérum com ácido hialur^^onico e vitc C , protetor solar, peeling físico leves e ácido! Gostei de saber sobre seu tratamento!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada!! São várias tentativas mesmo até encontrar o melhor tratamento. Deu pra ver que vc já sabe neh… 😉
      E adorei saber o que usa. Já fica mais uma dica pra mim e pras leitoras.

      Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

  7. O melasma é muito mais comum do que imaginamos. Muito importante compartilhar seu tratamento, tem muita gente que tem vergonha e tem medo ao mesmo tempo. Aí não procura tratamento. Achei muito importante e te desejo sucesso! Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que post incrível, super completinho e com informações valiosas!Conheço algumas pessoas que tem melasma e sentem muita vergonha, vc fez e muito bem compartilhar seu tratamento e os resultados que vem obtendo, assim encoraja outras pessoas a fazer o mesmo! Adorei

      Beijos

      Curtido por 1 pessoa

    2. Oiiiiii Rê!!! Obrigada!
      Tomara que eu consiga, com esse post, ajudar sim muitas pessoas que não sabem que existe tratamento para essas manchinhas bem incovenientes…
      Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

    3. Oi!!!
      Obrigada Mari!!!
      Realmente é bem mais comum do que imaginamos. Se parar para observar por alguns minutos as pessoas que passam por vc na rua já consegue perceber… não é?!
      Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

  8. Olá tudo bem?fico feliz por vc está fazendo esse tratamento e dividindo com a gente muito legal isso,eu tenho essas melasmas e odeio quando pego sol é pior ainda,espero muito que eu faça também esse tratamento igual ao seu que está indo muito bem beijinhos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada Alzinete!!!
      Realmente é bem mais comum do que imaginamos não é?! Espero que seu tratamento também dê resultado. Sei exatamente o que você passa…
      Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

  9. Já tinha lido e ouvido falar sobre isso, mas aprendi ainda mais aqui lendo seu post bem explicadinho, super legal você mostrar várias etapas do seu tratamento e com a certeza que vai melhorar, parabéns pelo post, gostei muito de saber ainda mais sobre manchas na pele

    Bjs (•_•)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Thelma. Realmente é um longo processo testando e testando até descobrir o tratamento que realmente é adequado pra gente… Mas agora sim… está valendo bem a pena…
      Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

    1. Oi Priscilla. Realmente é um longo processo testando e testando até descobrir o tratamento que realmente é adequado pra gente… Mas agora sim… está valendo bem a pena… e tomara que possa sim, ajudar mais pessoas… 🙂
      Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

    1. Oi Carol. Eu também tenho medo. Pode ter ctzz. 🙂 Mas insisto porque ele tem ajudado muito na melhoria das manchas… se tiver melasma, vale a pena… mas se não der conta, existem outras alternativas… como peeling, laser – para algumas pessoas…. Se tiver alguma dúvida deixa aqui que se eu souber te respondo…
      Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

  10. Ótimas recomendações para acabar com as manchas. Gostei de saber mais sobre esse tratamento. Excelente post, super informativo, parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Olá
    Myito boa as informações passadas, eu preciso urgentede um tratamento desses.
    O meu caso foram oshormonios da gravidez q deixaram as manchas.
    Já vi machade limão é realmente horrivel!
    Bjss

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Grazi. Realmente é bem comum após a gravidez… mas se não sair naturalmente, fique tranquila pois temos várias opções para tratar hoje em dia… como você viu.
      E receitas caseiras requerem uma grande atenção pois podem acabar piorando o melasma. Ele é bem delicado pra se tratar…
      Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

  12. Boa tarde, como vai? Gostei bastante das dicas, confesso que sempre tive vontade de fazer um procedimento assim msa confesso que nao me cabe o bolso, quem sabe agora que vou terminar a faculdade, ótima dica

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Maria!
      Quando puder, faça sim pois vale muito a pena… Na minha cidade valor é mais em conta do que em outras então realmente vale a pena se programar antes pra começar e ir até o fim… ou a gente acaba jogando dinheiro fora se parar no meio do tratamento.
      Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

    1. Oi Ingrid!
      Se eu puder te dar esse conselho… vá correndo ao dermatologista e agende pra começar um tratamento. Porque não é só a pele que melhora viu… a auto-estima vai nas alturas também…. ahahaha
      Grande beijo e obrigada por passar por aqui!

      Curtir

  13. E eu gostei do assunto mas uma vez, eu não sabia o que era e quais tratarmos seguir vim conhecer apartir daqui!I
    O curioso e que sangra né, mão teria coragem d fazer.

    Curtir

  14. Muito bacana você contar sobre o seu tratamento, mostrando todos os detalhes, que bom que existem tratamentos para as manchas. Pois as manchas de uma certa forma incomoda as pessoas, Gostei muito de saber das informações do post, bjs.

    Curtir

Vamos conversar? Deixe seu comentário...