ACNE

Dicas da Maia Fala comigo Brasil!

Hoje estou de volta com o tema “manchas na pele”, atendendo aos pedidos aqui do Blog e também das redes sociais.

Atendendo a pedidos

E vamos falar sobre como combater essas indesejáveis manchas no rosto causadas pela acne.

Rosto manchado pós acne

Em uma linguagem menos técnica e mais simples de compreender: A acne é uma condição da pele que apresenta sebo em excesso e entope a passagem desse sebo até a superfície, o que causa a inflamação devido ao acúmulo de bactérias que se alimentam desse sebo em excesso.

Como surge a acne

Obs.: A produção normal do sebo é totalmente saudável, pois ajuda a proteger a pele, evitando a evaporação da água do nosso corpo, deixando nossa pele mais hidratada, mantendo nosso PH equilibrado, entre outros fatores…

O problema, como basicamente tudo na vida, é o excesso.

O Pensador - Excesso

Minha amiga tem acne, mas a dela não mancha como a minha. Por quê?

Cada tipo de pele é único; e sobre isso já falei em posts anteriores (Melasma e a escolha do Protetor Solar), interferindo diretamente em nossas escolhas, ajudando a prevenir, tratar ou agravar um problema de pele.

Se você desconhece qual é o seu tipo, pode estar usando produtos que estão prejudicando ao invés de ajudar.

Pele Oleosa.jpg

Por exemplo, se sua pele é oleosa e você escolhe a maquiagem errada ou o protetor solar mais oleoso, está colocando ainda mais óleo em sua pele e, consequentemente, irá tornar mais propício o aparecimento ou agravamento da acne. Por isso, o primeiro passo é identificar o seu tipo de pele, para só depois comprar seus produtos, sejam eles da sua rotina de beleza diária ou tratamento.

E como descobrir qual é meu tipo de pele?

Tipos de Pele

Um profissional qualificado pode te auxiliar nessa descoberta e te indicar o tratamento adequado. Lembre-se que o tratamento da sua amiga, que tem uma pele diferente da sua, pode não funcionar pra você e ainda pode piorar a sua acne. Então comece com uma consulta ao dermatologista.

Outro ponto é que, assim como o tipo de pele varia de pessoa para pessoa, a acne também.

Tipos de Acne:

Você pode encontrar diversos tipos de acne e graus diferentes em cada uma:

Bebê com acne.jpg

Acne Neonatal – Genética. É passada de mãe para filho e o bebê já nasce com várias espinhas. Mas elas passam sem a necessidade de medicamento. Não passe nada na criança para tratar.

Acne Pós Parto – É passada de mãe para filho através da amamentação e o bebê fica com várias espinhas. Mas elas também passam sem a necessidade de medicamento.

 

Maquiagem X Acne

Acne Cosmética – Uso de cosmético errado na pele ou a não remoção da maquiagem, que obstrui os poros e não permite que a própria pele respire e elimine a sujeira.

 

Acne Alimentar.png

Acne Medicamentosa – Causada por efeito colateral de alguns medicamentos e suplementos como: Complexo B, Cortizona, Reposição Hormonal, Whey Protein, alguns anticoncepcionais, entre outros.

 

chocolate.jpg

Acne Alimentar – Alguns alimentos contribuem para o aparecimento ou inflamação da acne, como os muito gordurosos ou com alto teor de glicose.

Existem discussões entre os profissionais da área se a alimentação realmente interfere na acne. Alguns afirmam que sim, outros que não; mas pensando que, gordura e açúcar geralmente são indicados como primeiro corte em uma alimentação para uma vida mais saudável, fiquei com essa opção, pois a redução destes só trará benefícios à minha saúde.

Opinião do Dr. Daxbacher (Graduado em Medicina, Especialização em Dermatologia e Sócio Titular da SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia)

“Até alguns anos atrás acreditávamos que não havia influência, mas hoje as pesquisas mostram o contrário. Os alimentos altamente calóricos e com alto teor de gordura, principalmente os ricos em glicose (como chocolate), favorecem as infecções. Quando o organismo se depara com picos de açúcar, ele rapidamente coloca a insulina (hormônio que controla a taxa de glicose) em ação para controlar as alterações, e quando há desregulação hormonal, aparece a acne”, explica Daxbacher.

Trecho abaixo extraído do site do Dr. Dráuzio Varella:

‘Mas não é o alimento, isoladamente, que dá espinha. Para ela aparecer é necessário haver uma relação negativa entre o organismo e a comida. Se existe tendência acneica, provavelmente a pele será afetada por esse fator externo. Steinberg ressalta que “claramente uma alimentação saudável beneficia a aparência e a saúde da pele, mas sua influência no surgimento da acne ainda é bem pequena”.’

Adolescência

Acne Hormonal e também chamada de Acne Vulgar (não entendi o porquê desse nome, mas encontrei isso em minhas pesquisas)– Essa é a mais comum, principalmente nos adolescentes, devido aos hormônios.

ACNE GRAVE

Acne Cística – É rara, mais grave e comum para homens jovens. Espinhas grandes se desenvolvem no rosto, peito, costas, braços e coxas.

acne FULMINANTE

Acne fulminante Também é grave e geralmente atinge os adolescentes. Nesse tipo de acne, um grande número de espinhas se desenvolve de forma rápida nas costas e no peito e muitas vezes, as pessoas que apresentam esse tipo de acne, sofrem com febre e dor muscular e óssea.

 

MANCHAS DE ACNE

Minha pele já manchou. E agora?

Prevenção é o melhor remédio e todo mundo sabe!

Não cutucar a espinha pode evitar e muito que sua pele manche. Por quê?

CUTUCAR ESPINHA JAMAIS

Quando você mexe em uma espinha ou cravo (qualquer tipo de acne), você espalha as bactérias em sua pele além de levar mais bactérias através dos dedos e unhas, agravando ainda mais aquela acne.

Então #FicaaDica Não cutuque!

A partir dos tipos de acnes, que citei aí acima, você identifica qual é o seu e consegue escolher o melhor tratamento, bem como pode ficar mais atento ao que você coloca em seu corpo, tanto interno quanto externamente.

TRATAMENTO ACNE

Tratamento

Existem vários tipos de tratamento como peelings, laser, luz pulsada, rádio frequência, antibióticos, anti-inflamatórios… todos realizados em clínicas por profissionais capacitados, que te darão, além desse tratamento correto, as devidas orientações para uma manutenção benéfica em casa.

Importante: Trate a acne antes de tentar tratar a mancha de acne.

10 MANDAMENTOS ACNE . DICAS DA MAIA

Dica da Maia que você pode fazer em casa sem medo de errar:

Lave o rosto  Lave o rosto pelo menos duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra a noite, com o sabonete, espuma ou gel de limpeza adequado para sua pele;

Use uma loção tônica para equilibrar a oleosidade e devolver os sais minerais para a pele;

TÔNICOS FACIAIS.jpg

De 1 a 3 vezes na semana, utilize um tônico adstringente (não use todos os dias em hipótese alguma);

De 1 a 2 vezes por semana, use argila verde (para controlar oleosidade e fechar os poros) ou branca (para ajudar na uniformização do tom da pele e clareamento para manchas);

MÁSCARA DE ARGILA.JPG

Obs. Quem tem melasma, deve deixar a argila branca no rosto NO MÁXIMO até 20 minutos. Não ultrapasse esse tempo.

Confira mais detalhes neste post sobre melasma: Dicas da Maia – MELASMA

De 1 a 2 vezes por semana faça uma esfoliação leve – que não agrida seu rosto. Você pode usar a própria argila para realizar essa esfoliação. Só não faça todos os dias;

A babosa (Planta Aloe Vera) pode ser usada no rosto para auxiliar na redução da oleosidade e também tem efeito cicatrizante (falarei um pouco mais sobre essas receitinhas sem risco em um próximo post);

ALOE VERA . BABOSA.jpg

Use após a limpeza uma loção tônica somente sobre a acne. Ela é secativa e ajuda a reduzir a inflamação;

Para pele acneica / oleosa, é indicado o uso de gel ou fluído hidratante à noite ao invés de cremes, já que os cremes, em sua maioria, são à base de óleo;

Use e abuse do Protetor Solar – lembrando de usar aquele que é adequado para seu tipo de pele, com as devidas proteções UVA e UVB e retocando de acordo com o tipo de protetor e situação/local.

Confira mais detalhes neste post sobre a escolha do Protetor Solar: Dicas da Maia – Como escolher seu Protetor Solar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 Referências de pesquisa para o texto de hoje: 

Referência em Dermatologia

Flávia Stenberg – Médica colaboradora do departamento de Dermatologia da Unifesp.

Egon Daxbacher – Médico, Dermatologista e Sócio Titular da SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Dra. Natalia Cymrot – Dermatologista.

Patrícia Elias – Graduada e Conceituada em Estética e Cosmetologia, com diversas especializações e experiência na área.

Drauzio Varella – Médico Oncologista, Cientista e Escritor Brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo e conhecido por popularizar a informação médica no Brasil.

É isso pessoal… Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas sobre acne.

Tem algum tema que você gostaria de ler por aqui? Deixe nos comentários e eu faço a pesquisa e te entrego pronta!

Fico por aqui e nos vemos na próxima segunda com mais Dicas da Maia. 

Ficou com alguma dúvida?

Deixe aqui nos comentários e eu irei te responder em breve! 

Ficou com alguma dúvida?

Deixe aqui nos comentários e eu irei te responder em breve!  Dicas da Maia

 

Publicado por

DicasdaMaia

Eu sou Josi Maia, ou simplesmente, Maia, a criadora do Blog e do Canal "Dicas da Maia". Sou atriz, criadora de conteúdo digital, administro uma Cia de Teatro e sou também apaixonada por cosméticos, compras, moda, maquiagem, viagens, literatura, livros de gramática (Sim!), por navegar na Internet e descobrir novidades e lugares babadeiros. Contato: dicasdamaia@gmail.com https://facebook.com/DicasdaMaia/ https://twitter.com/Dicas_da_Maia https://www.instagram.com/dicas_da_maia/ https://www.linkedin.com/in/dicasdamaia/ https://br.pinterest.com/dicas_da_maia/ Tik Tok - dicasdamaia Kwai - dicasdamaia

67 comentários em “ACNE”

  1. Ótimo post, bem explicativo. Eu tenho uma pele terrivelmente oleosa e sofro que só, ainda sendo de SOLvador (trocadilho kkk) tenho sempre que sair com papel para tirar a oleosidade do rosto, sempre estou brilhando KKKkkkkk

    Curtir

    1. Oi Jacke! Tem muitas opções hoje em dia pra tratar… procure um bom médico pra fazer um tratamento que vai te ajudar… Com certeza você vai encontrar! Boa sorte viu!!! E vou pesquisar mais para outros posts com dicas pra ajudar na acne tá!!! Bjusssssssssssss

      Curtir

  2. Hey
    Nossa parece que você leu minha mente ! Esses dias eu tava procurando por um post assim ! To com alguns problemas hormonais aí começou a sair um monte de espinha e eu cutuco elas e já viu né ?
    Obrigada pelas dicas

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada pelo comentário J;ulia. Fico feliz quando as dicas são de utilidade pra alguém… E agora vamos pensar duas vezes antes de espremer a espinha neh! Bjusss pra ti! 🙂

      Curtir

    1. Obrigada pelo comentário Candice. Fico feliz quando o conteúdo do blog ajuda as pessoas de alguma forma! 😉😘 E muito feliz que tenha gostado dos 10 mandamentos. E difícil mesmo mas é possível!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada pelo comentário. Fico feliz quando o conteúdo do blog ajuda as pessoas de alguma forma! 😉😘 Quando precisar… já sabe onde encontrar. . Mas tomara que não precise.

      Curtir

  3. Oi, adorei saber mais sobre acne, meu rosto sofre bastante com isso no verão, também não sabia que o problema poderia se agravar tanto assim, pretendo tomar mais cuidado

    Curtido por 1 pessoa

  4. Parabéns por trazer um post tão completo e profundo sobre o tema!
    Gente, fiquei passada com aquela acne fulminante! Nao sabia que poderia chegar a tal ponto!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada pelo comentário. Fico feliz quando o conteúdo do blog ajuda as pessoas de alguma forma! 😉😘
      Eu também fiquei bem chocada com esse tipo de acne e confesso que parei de cutucar espinha e cravo por causa dela.

      Curtir

  5. Eu não tinha espinha mas agora na gravidez meu rosto infestou de espinhas e nada de elas sumirem, ficou a gravidez todo, meu rosto já ta todo manchado e ja estou super preocupada como vou tratar isso depois.

    Curtido por 1 pessoa

  6. As acnes são muito ruim quando aparecem, eu percebo que elas aparecem no meu rosto quando como chocolates, sempre que como chocolates elas aparecem. Gostei muito do post super bem explicado com boas informações, obrigada por compartilhar, bjs.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Excelente o post. Muito detalhado e útil. Adquir espinhas pós-adolescência, mas graças a Deus não ficaram manchas por causa delas. bjs

    Curtido por 1 pessoa

  8. Obrigada pelo comentário Milena. Fico feliz quando as dicas são de utilidade pra alguém… Farei um post depois com algumas receitinhas que aprendi com uma das dermatologistas. Bjusss pra ti! 🙂

    Curtir

    1. Obrigada pelo comentário Mariana. Fico feliz quando as dicas são de utilidade pra alguém… E agora vamos pensar duas vezes antes de espremer a espinha neh! Bjusss pra ti! 🙂

      Curtir

  9. Boa tarde, como vai? Gostei bastante das dicas e fiquei ate impressionados como tem pessoas com tanta acne,as vezes aparece 1 ou 2 no meu rosto e eu ja fico preocupada

    Curtir

    1. Obrigada pelo comentário Maria. Fico feliz quando as dicas são de utilidade pra alguém… E sobre a acne, existem piores, mas não coloquei todas as imagens pois algumas pessoas não se sentem a vontade vendo… acredito que essas já mostraram bem o quanto pode ser grave. Bjusss pra ti! 🙂

      Curtir

  10. caraca, quanta informação, algumas realmente eu não sabia , eu t8nha muita espinhas pequenas na resta quando tinha meus 14 e 15 anos, depois dos 17 sumiram… as vezes muito raro aparece uma eu as chamo de “rebelde solitaria” quando aprece sempre é so uma. kkkk

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada Renir. É muita informação sobre esse tema… nem cabe tudo em um só post. Hehe Fico feliz quando o conteúdo do blog ajuda as pessoas de alguma forma! 😉😘

      Curtir

Vamos conversar? Deixe seu comentário...