Melasma. Tratando o mal pela raiz!

Dicas da Maia Fala comigo Brasil!

No último post falamos sobre a escolha do Protetor Solar e para quem ainda não viu essa postagem, segue aqui o link:

ppd-e-fps

https://dicasdamaia.wordpress.com/2017/10/02/protetor-solar/

Hoje continuamos falando sobre pele, por isso deixei o link acima, pois a escolha certa do Filtro Solar ajuda, e muito, a evitar esse terror, que é o Melasma – nosso tema de hoje.

E a ideia é começar, literalmente, pela raiz do problema.

Bora lá!

Entendendo o Melasma:

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Melasma é uma manchinha escura que aparece no rosto e normalmente atinge áreas como testa, bochechas, nariz e buço. Sua tonalidade varia de acordo com seu grau, desde o marrom mais clarinho até o bem escuro. Ele possui níveis diferentes, como: superficial, médio ou profundo. E cada nível precisa de um tratamento diferente.

MELASMA NO ROSTO.JPG

O que é bom pra mim, não necessariamente será pra você.

Em você:

Tratamento pra um é diferente pra outro

Em mim:

PELE COM PRINCÍPIO DE MELASMA - Cópia IMG_2640.JPG

Ele atinge homens e mulheres, mas a maior incidência ocorre nas mulheres.

Melasma-Tratamento-Laser-Spectra-Elektra-Vektra-Dr-Alexandre-Lima-Dermatologista-Belo-Horizonte-BH-03-150x150

Infelizmente não tem cura, mas existem tratamentos diversos que podem auxiliar em seu controle.

O que causa/ativa o Melasma?

Genética – Ele pode ser herdado dos pais, avós, bisavós… e é intensificado com outros fatores como tipo de pele, o que você ingere, quantidade de sol que se toma, entre outros.

mulher-gravida-praia

Alteração Hormonal – Geralmente durante o período de gestação, menopausa e na ingestão de anticoncepcionais.

Sol – Nesse caso, é cumulativo. É o sol que você toma ao longo da vida e não somente no verão. Para quem já tem o melasma, o sol no verão vai intensificá-lo, mas para quem ainda não o desenvolveu, não significa que irá desenvolver por tomar sol uma vez ou outra, contanto que esteja sempre protegido com Filtro Solar e evite o sol no rosto.

Luz – De casa, do trabalho, do celular, do computador… Sim, essas também podem intensificar as manchas.

Luz Computador

Calor/Altas Temperaturas – Não é apenas o calor do Sol que mancha a pele; o calor do laser, do forno, secador, banhos muito quentes, aquecedor, cera quente… também desencadeiam a super produção da melanina e consequentemente, do melasma.

Estresse – ele ativa o melasma devido à produção de Cortizol, que faz uma bagunça nos hormônios, tornando o pigmento ainda mais escuro.

Estresse

Entendendo o surgimento e/ou agravamento do melasma?

O nosso corpo produz melanina, que é a principal responsável pela pigmentação (pele, olhos, cabelos) e pela proteção da radiação solar. No intuito de proteger a pele, quando há exposição ao calor e ao sol, há uma produção muito intensa de pigmento, o que cria ou intensifica as manchas (melasma).

Melanina

Melasma é uma doença? Dói? Progride para outras doenças?

Não.

Então por que tratar o Melasma?

Há quem diga que é puramente questão de estética.

Sim. É uma questão de estética, mas pode gerar outros problemas.

Como sofro desse mal e conheço muitas pessoas que também sofrem, posso fazer aqui uma listinha básica com alguns deles:

1-Complexo-de-Inferioridade

– Baixa autoestima;

– Inibição no convívio social;

– Estresse ou Ansiedade (que aumentam as manchas) e podem levar uma pessoa à depressão;

– Por ser um tratamento não muito barato, pessoas começam a usar receitas caseiras ou produtos sem prescrição médica, o que acaba piorando o grau do melasma ou até adquirindo outros problemas de pele, como alergias, queimaduras, manchas piores ou até aumentando o grau do melasma para um de mais difícil tratamento.

JOSI FOTO

– Envelhecimento precoce da pele devido ao uso excessivo de maquiagem para esconder as manchas;

– Dificuldade em conseguir emprego/trabalho em função da aparência;

– Bullying – mesmo que em forma de brincadeira, para uma pessoa que sofre com a doença e já está passando por dificuldades para lidar com o problema ou outros fatores da vida pessoal, pode facilmente ser abalada pelo comentário/deboche dos amigos, colegas de trabalho, familiares ou outros;

– E muito mais!

 maxresdefault

Tratamento:

Hoje existe uma infinidade de produtos e aparelhos no mercado, como:

Derma Roller ou Micro Agulhamento;

DERMAROLLER MELASMA.jpg

Peelings;

peeling

Aplicação de ácidos injetáveis;

acido-hialuronico

Laser – Lembrando que nem todas as peles aceitam bem o laser ou são fotossensíveis, podendo ocasionar o efeito rebote, onde a mancha volta por completo ou pior;

Woman receiving facial skin treatment

Produtos de uso tópico como ácidos, pomadas, vitaminas;

Cremes, Tratamentos, Pomadas...

E vários outros. Mas é sempre indicada uma consulta com um Profissional qualificado,  pois o uso de aparelhos e/ou manipulação de ácidos de forma incorreta pode agravar o melasma e acabar ocasionando o efeito rebote ou outros problemas de pele.

Como eu sei disso?

Eu fiz exatamente tudo de errado que listei aqui a ponto de agravar minhas manchas, levando-as para um nível de superficial para profundo.

E hoje isso vai me exigir um tratamento bem mais caro, longo e demorado do que se tivesse agido da forma mais sensata desde o início.

Minha pele antes de arriscar resolver sozinha, o melasma:

Antes do Melasma
Melasma Superficial

Minha pele hoje, antes de começar o tratamento com um Profissional e após o uso de vários produtos por conta própria:

MELASMA PROFUNDO
Melasma Profundo

Por que não é indicado que eu siga receitas caseiras ou use tratamento por conta própria?

Um profissional especializado vai avaliar qual é seu histórico, tipo de pele, grau de melasma; e vai aplicar um tratamento, além de orientar a manutenção em casa que seja adequada pra você.

Quando você utiliza receitas feitas para outra pessoa ou aparelhos que você não conhece bem, eles podem até funcionar pra você, no início; mas o resultado pode ser desastroso e ficar muito mais caro e demorado do que se tivesse tratado com um profissional da área desde o início.

Dicas da Maia que não vão prejudicar a sua pele – Cuidados em casa:

Protetor Solar para uso diário – O filtro solar precisa ser de alta proteção UVA e UVB. Se for também foto estável, não há a necessidade de retoque a cada 2 horas.

ppd

Por exemplo, se você trabalha em ambiente fechado e seu protetor é foto estável, não há necessidade de retocá-lo de 2 em 2 horas. Isso pode ser feito com menor frequência, podendo ser usado um pó compacto com FPS, pois o foto protetor não vai desestabilizar e vai garantir a proteção UVA.

Protetor Solar para praia e piscina – O protetor precisa de alta proteção UVA e UVB e retoque a cada 2 horas.

Protetor na Água

Limpeza da pele diária – A limpeza diária auxilia nos tratamentos que você faz e também na melhor absorção dos produtos de manutenção.

Cuidados Diários com a Pele

Argila branca – Ela tem o efeito clareador da pele e pode ser usada em casa até duas vezes por semana com tempo máximo de permanência de até 20 minutos.

Argila Branca

Vitamina C – Pode ser usada em formato de cremes e séruns – lembrando sempre do Filtro Solar.

Variedade de Vitamina C

Antioxidantes (Vitaminas, Minerais…) – Consuma alimentos que são ricos em antioxidantes, como por exemplo, o chá verde, o azeite de oliva, amêndoas, frutas cítricas, orégano, tomilho, cebola, tomate, cenoura, brócolis, morango, banana, chocolate amargo, açaí… e uma infinidade além desses que citei (Farei um post futuramente falando um pouco mais sobre os antioxidantes).

Antioxidantes

Boa alimentação e Hidratação – Beba muita água!

Hidrate-se

Bom pessoal, o tema é muito extenso e não dá pra falar tudo em um único post, mas com certeza continuarei com o assunto em outros posts aqui no Blog e levarei algumas dicas nas redes sociais.

Começo meu tratamento esse mês com a Biomédica Débora de Campos e em breve virei falar um pouco mais sobre o melasma e claro, mostrar o resultado do tratamento.

Até a próxima segunda com mais Dicas da Maia!

Ficou com alguma dúvida? Conhece algum tratamento que eu não citei aqui?

Deixe aqui nos comentários e eu irei te responder em breve! Dicas da Maia

Publicado por

DicasdaMaia

Eu sou Josi Maia, ou simplesmente, Maia, a criadora do Blog e do Canal "Dicas da Maia". Sou atriz, criadora de conteúdo digital, administro uma Cia de Teatro e sou também apaixonada por cosméticos, compras, moda, maquiagem, viagens, literatura, livros de gramática (Sim!), por navegar na Internet e descobrir novidades e lugares babadeiros. Contato: dicasdamaia@gmail.com https://facebook.com/DicasdaMaia/ https://twitter.com/Dicas_da_Maia https://www.instagram.com/dicas_da_maia/ https://www.linkedin.com/in/dicasdamaia/ https://br.pinterest.com/dicas_da_maia/ Tik Tok - dicasdamaia Kwai - dicasdamaia

52 comentários em “Melasma. Tratando o mal pela raiz!”

  1. Olá Maia, é primeira vez que vejo um post na minha vida que descreve exatamente o que o melasma causa em uma mulher, os danos piscológicos que causam são os piores, vc descreveu tudo que passei e ainda passo por causa do melasma, os olhares, as criticas destrutivas, vergonha de si mesma, e sim causa sim depresão. Vc explicou corretamente como o melasma age em minha vida.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Gracieli! Que bom que o texto ajudou e tomara que também consiga encontrar cuidados que caibam em sua rotina pra ajudar a controlar. Infelizmente, nós que temos melasma, sabemos que não tem cura, mas tem controle.

      Curtir

  2. Josi, que post maravilhoso. Muito, muito completo mesmo. Com certeza ajudará muitas pessoas. Tenho um pequeno melasma no rosto que estou tratando, mas realmente afeta a auto-estima, especialmente quando já tive pessoas me parando e dando dicas para tratar. Aí é triste mesmo. Graças a Deus, agora está muito melhor. Parabéns pelo post. bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada Raquel! Fico muito feliz em ver você por aqui… Me sinto bem quando meus posts ajudam a alguém… E que bom que você também está tratando e conseguindo resultado. Boa sorte pra nós!!! E grande abraço!

      Curtir

    2. Olá Maia, é primeira vez que vejo um post na minha vida que descreve exatamente o que o melasma causa em uma mulher, os danos piscológicos que causam são os piores, vc descreveu tudo que passei e ainda passo por causa do melasma, os olhares, as criticas destrutivas, vergonha de si mesma, e sim causa sim depresão. Vc explicou corretamente como o melasma age em minha vida.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Olá, eu nao tenho melasma, só rosácea, mas tenho uma amiga que sofre com isso. Li a respeito esses dias que é uma doença cronica ne. Uso sempre protetor e gostei de saber sobre esses +++ que as vezes aparece nas embalagens.

    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Caroline! Com certeza sua amiga sofre como eu… mas bom que hoje temos muito mais acesso a informações e tratamentos. E como vc não tem… previna-se mesmo. Use e abuse do protetor solar. Sempre com essa proteção UVA e UVB. Bju grande e obrigada por compartilhar sua opinião. 🙂

      Curtido por 1 pessoa

  4. Adorei o post, super completo e repleto de informações super importantes.
    Confesso que não sabia tudo isso sobre o assunto, mas agora já me sinto preparado para começar a combater esse mal, afinal, agora já sei os fatores que contribuem para que ele apareça.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Conheço algumas pessoas que tem melasma e é muito bom que tenha tantas informações disponíveis para que tenha os devidos cuidados. Gostei do seu post e de como foi detalhado, bem explicativo. Sucesso. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  6. Nossa, eu estava por fora, nem sabia o nome dessas manchinhas. Parabéns por nos proporcionar um post informativo. Com ele pude perceber a preciosa importância do protetor solar. Beijos, sucesso. Linda

    Curtido por 1 pessoa

    1. Imagina. Fico feliz por poder compartilhar e ainda mais feliz com seu retorno. Como eu não tive acesso a essa informação há alguns anos atrás, não me cuidei e hoje tenho melasma. Quero espalhar pra todos a notícia pra evitar mais pessoas com essas manchas que podem ser prevenidas. Grande abraço!

      Curtir

  7. Nunca tinha ouvido falar sobre, adorei os alertas.. temos que se cuidar diariamente mesmo, com a correria do dia a dia, as vezes acabamos deixando passar, um dia, dois, uma semana, e quando vimos perdemos totalmente o habito

    Curtido por 1 pessoa

  8. Maia, gostei bastante das suas dicas e uma coisa que achei importante no seu post foi recomendar a ida a um profissional. Muitas vezes algumas blogueiras acabam dando receitinhas caseiras que, como você frisou, não funcionam pra todo tipo de pele e podem acabar piorando o quadro. Gostei da sua responsabilidade ao tratar do assunto. Parabéns e muito sucesso!

    https://bloglunatica.blogspot.com/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Infelizmente é bem assim… mas aí quando aparece o problema acaba sendo mais caro e às vezes até mais complicado pois pode gerar outros problemas a partir de um simples, que poderia nem existir se tivéssemos cuidado antes…

      Curtir

    1. Obrigada Débora. Você tem sido uma grande inspiração e motivação para os últimos posts aqui no blog… ahhhh e minha esperança pra acabar com essas manchas. 🙂

      Curtir

    1. Oi Camila, que bom que gostou das dicas… Para a acne, alguns produtos usados no melasma também são indicados. Mas como tem muita informação, farei um post falando só sobre acne. Pode deixar. E obrigada pela sugestão. 🙂

      Curtir

Vamos conversar? Deixe seu comentário...